Livros


PRIMEIRO LIVRO 

livro 1 - ETF

2020 - Horácio de Carvalho: o amigo de Cruz e Sousa. Editora Dois por Quatro, Florianópolis-SC.

Sinopse

Horácio Serapião de Carvalho é meu bisavô paterno. Depois de vários anos de estudos, apresento aqui o resultado das buscas feitas com meus familiares, especialmente junto às minhas tias Maria e Carmem – filhas de Horácio de Carvalho – e ao meu pai, além, é claro, de pesquisas feitas em bibliotecas e em documentos pessoais.
Dotado de uma personalidade discreta e introspectiva, Horácio de Carvalho era leitor voraz de Taine, Zola, Flaubert, Heine e Eça de Queiroz. Deixou diversos artigos em jornais da época, uma tese – objeto de concurso público para o magistério –, obras que consegui coletar e aqui disponibilizo.
Entretanto, o convívio e a amizade com o poeta João da Cruz e Sousa e a defesa de suas ideias de liberdade e igualdade, além de seu amor pela leitura e o incentivo deste hábito, representam sua maior contribuição para a literatura catarinense.
Sua juventude foi marcada pela amizade com os jovens escritores, idealizadores do movimento “Guerrilha Literária”, amizade esta que perdurou por toda a vida. Inclusive, no tempo em que estudou medicina no Rio de Janeiro, conviveu com Cruz e Sousa e Virgílio Várzea, que também encontravam-se naquela cidade. Esta obra é uma coletânea de publicações de Horácio de Carvalho em jornais nacionais e de escritos sobre ele. A leitura dos textos reunidos neste livro, longe de desvelar quem foi este escritor catarinense, levará o leitor a refletir sobre a amizade e como esta pode ser um fator impulsor na busca por conhecimento, na realização pessoal e na luta por um mundo mais justo e igualitário. Mais que um resgate de memórias da família, esta obra pretende contribuir para o estudo dos personagens do movimento conhecido como “Guerrilha Literária” catarinense.


Veja também