Panegírico

Panegírico em louvor a Claudir Silveira - 02/10/1939 - 07/01/2010

Por: Marcos João de Matos

Apresentado no dia 28 de outubro de 2021, às 14h00min, na residência do Confrade Antônio Manoel da Silva, o Biéli - Palhoça - SC.

Minha Inspiração Profissional

No ano de 2009 conclui o curso de história e no ano seguinte, o curso de pós-graduação em Metodologia de Ensino de História. A partir do ano de 2010, comecei a pesquisar e registrar a história de Palhoça. Com o início das pesquisas, pude conhecer também as pesquisas e publicações do escritor palhocense, Claudir Silveira. Quanto ao conhecimento de seus escritos, dois momentos foram importantes para o meu crescimento profissional: o privilégio de conhecer na Secretária de Educação do Município de Palhoça, o acervo “ Projeto Memória Palhocense” que pertenceu ao escritor Claudir Silveira e a oportunidade na Câmara Municipal de Palhoça, quando recebi de presente do senhor Vereador Nirdo Artur Luz “ Pitanta”, os três livros e materiais publicados, do escritor Claudir Silveira.

Esses momentos serviram como molas precursoras, para direcionar minha maneira de pesquisar e de registrar, os fatos relevantes da história palhocense. 

Posso afirmar e enfatizar que meu patrono é o grande responsável na minha trajetória profissional como historiador deste município. A única lacuna é não ter conhecido em vida o nobre escritor palhocense. Porém o seu legado, apresenta as vivas lembranças de um passado recente de nossa história.  Os palhocenses e escritores catarinenses, enaltecem sua dedicação e amor pela literatura. 

Biografia

O senhor Claudir Silveira, nasceu em Palhoça no dia 02 de outubro de 1939. Ele era filho de Jacob Santana Silveira e Gedalva Vanucci Silveira. Dessa união conjugal, além dele, seus pais tiveram mais seis filhos.

Os pais de Claudir Silveira, o matricularam no grupo escolar Venceslau Bueno, onde concluiu seus estudos primários. No município de Palhoça, também terminou seus estudos secundários e consequentemente fez o curso normal regional Duarte Schutel, tornando-se professor rural.

No ano de 1958, ele decidiu ingressar no serviço militar, na Força Aérea Brasileira, o que levou o mesmo no ano de 1960, a fazer o curso para Cabo, no estado de São Paulo. Com a conclusão do curso, a Força Aérea Brasileira o transferiu para o município de Canoas, no Estado do Rio Grande do Sul.

O Senhor Claudir Silveira retornou ao município de Palhoça, no ano de 1961, quando solicitou a transferência para a Base Aérea de Florianópolis. Neste mesmo ano, fez o concurso para sargento da Aeronáutica, sendo aprovado. De Florianópolis, ele foi para o Estado de São Paulo, no município de Guaratinguetá, onde depois da realização do curso, passou a exercer a função de Sargento da Aeronáutica. Com a conclusão do curso, Claudir Silveira, foi destinado a exercer a nova “patente”, na Base Aérea dos Afonsos, no município do Rio de Janeiro.

Em 1963, concluiu o curso técnico em contabilidade e em 1967, o curso de Educação Física, na Escola de Educação Física do Exército. O escritor Claudir Silveira, lecionou como professor de Educação Física, por alguns anos, no Rio de Janeiro. Neste mesmo estado brasileiro, conheceu Lia Moritz, com quem se casou no ano de 1971. Dessa união matrimonial, tiveram dois filhos, Cláudia e Eric Moritz Silveira.

No ano de 1976, solicitou transferência para a Base Aérea de Florianópolis, onde fixou residência, na rua Maria José Pereira, nº 89 - Bairro Carianos, Florianópolis – SC – CEP 88047 – 480. O Senhor Claudir Silveira, se aposentou como Sub Oficial da Reserva da Aeronáutica e Professor de Educação Física.

Funções Públicas

Ex-Diretor de Cultura do Lagoa Iate Clube e Ex-Secretário de Cultura, Esporte e Turismo do Município de Palhoça.

Sua História Literária

1961 -  Conto “ Mangda Marúlia”

 “Adeus Guaratingueta” e “ 24 horas na vida de um aluno” publicados no jornal da escola de especialistas da Aeronáutica.

Na Base Aérea dos Afonsos no Rio de Janeiro, escreveu: “ Estudos e Crônicas”, “ Jardim Botânico” e “ O Manual das Pessoas Perdidas”.

1970 - Escritos sobre Educação Física, Desporto e Recreação: “ Futebol e Cultura”, “ Cultura Desportiva”, “ Antropodinâmica”, “ Glossário de Educação Física” e “ Biografia de Charles Astor”.

Enquanto vivia no Rio de Janeiro escreveu: “Personalização”, “Cultura Geral” e “O Manual do Indivíduo Superior”.

1976 - A partir deste período histórico, o escritor Claudir Silveira, iniciou suas pesquisas e a escrever a respeito de Palhoça. Projeto Memória Palhocense: Resgate da Memória e Identidade do Município de Palhoça - mais de 80 livretes publicados.

1980 - Primeiro livro: “Palhoça”.

Também elaborou quatro monografias para o PRONASEC - Programa Instituído pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC: “Sertão do Campo”, “Três Barras”, “Sorocaba” e “Bom Retiro”.

1985 - Segundo livro: “Balaio de Caranguejos”. De acordo, com a Associação Catarinense de editores e livreiros - ACEL, foi um dos livros mais vendidos de Santa Catarina.

2001 - Terceiro livro: “Município de Palhoça”.

Demais obras literárias

O Escrivão da Madrugada

O Enigma

Altar de Eros

O Pastor de Quimeras

Inventário de Possibilidades

Rosacruz – AMORC – Histórico da Loja Florianópolis

Projeto Memória Palhocense

Homenagens

Troféu Destaque – Área de Cultura – 1991

Troféu Imagem – Área de História – 1993

Medalha do Fundador Caetano Silveira de Mattos pelos Relevantes serviços prestados à Cultura do Município de Palhoça – 1995

Acadêmico – Ocupava a cadeira número 3 da Academia de Letras São João Evangelista da Barra de Biguaçu – SC

Discurso em homenagem ao Senhor Claudir Silveira, com o Prêmio Ivo Silveira de Cultura, proferido pelo Acadêmico Antônio Manoel da Silva - 2011

Patrono da Cadeira 21, ocupada pelo Acadêmico Marcos João de Matos - 2012

Considerações finais

O senhor Claudir Silveira foi um nobre escritor palhocense, que deixou um importante legado a sociedade catarinense. Sua simplicidade, sabedoria, competência e amor por sua terra de origem, me encantou, a ponto de escolher o mesmo, para ser meu patrono.

Referências

Silva, Antônio Manoel da. Discurso em homenagem ao senhor Claudir Silveira, com Prêmio Ivo Silveira de Cultura - 19/04/2011, às 20h00min, na Câmara Municipal de Palhoça – Santa Catarina.  

Silveira, Claudir. Livros publicados: “Palhoça” - 1980; “Balaio de Caranguejos” - 1985; “Município de Palhoça” - 2001.   

Silveira, Claudir. Dados Biobibliográfico do Escritor.


 Veja também


Imprimir