Discurso da Acadêmica Neusa Coelho em favor de Luísa Neusa Coelho

Discurso proferido pela Acadêmica Neusa Maria Bernado Coelho, à Luísa Neusa Coelho, durante a entrega da medalha Lino Lopes, na Sessão Solene realizada no dia 29de agosto de2023, às19h30min, na sala de reunião da ALP, inserida no Centro Cultural de Palhoça.

Cumprimento o exmo. Sr. Presidente Ney Santos, em nome dele cumprimento autoridades, Confrades, Confreiras, amigos e familiares!

Boa noite,

É com grande alegria que participo desta jubilosa cerimônia em que a Academia de Letras de Palhoça homenageia meritoriamente a senhorita Luisa Neusa Coelho com a “Medalha Lino Lopes - Edição 2023”

Lino Lopes, natural de São Borja, RS, nasceu, no dia 03 de agosto de 1945. Casou em 1977 com Sonia Terezinha Ripoll Lopes, faleceu em 02 de outubro de 2018.ra Formado em Ciências Contábeis, exerceu o cargo de Auditor Fiscal Federal na ELETROSUL, empresa pública, vinculada ao Ministério das Minas e Energia, onde analisava o emprego e a destinação do erário público.

Após sua aposentadoria em 1997, dedicou-se às artes e ao trabalho voluntário.  Desenhava, pintava óleo sobre tela, gostava de teatro e dança de salão, cuidava e amava os animais. Com entusiasmo participou ativamente das atividades da Academia de Letras de Palhoça, acompanhando a então Presidente Sonia Ripoll, sua esposa, no que fosse necessário.

A Medalha que o homenageia, nesta noite, vai para Luisa Neusa Coelho, a terceira dos três filhos de Norberto e Neusa Coelho. Nascida em Palhoça, em 12 de abril de 1989, Luisa, desde cedo, mostrou seu espírito empreendedor e solidário. Em 2013, formou-se em Medicina Veterinária, área em que trabalhou por dois anos, há oito anos decidiu se dedicar integralmente aos negócios da família, administrando a Farmácia do Betinho.

Independente e proativa, em 2019, montou um espaço de coworking, no terceiro andar do Centro Comercial Thiago, que em setembro de 2022 foi reformado e passou a ser o Easy Office Espaço Multiuso, com salas de reuniões e auditório.

É justamente deste espaço que queremos falar, pois durante algum tempo ela cedeu, sem remuneração, o local para as reuniões da Academia de Letras de Palhoça e do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Seguiu o conselho de Madre Teresa de Calcutá que dizia: “Não espere por grandes líderes; faça você mesmo, pessoa a pessoa. Seja leal às ações pequenas porque é nelas que está a sua força”.

Esta é a convicção que todo nós cidadãos de bem devemos ter:  colaborar com o bem comum e fazer a diferença no mundo.

O trabalho voluntário para Luisa: “é uma extensão da minha natureza colaborativa. Eu acredito que todos podem contribuir para a sua comunidade, e eu aproveito dos meus conhecimentos e habilidades para ajudar”.

Luisa também é uma líder ativa na vida cidadã do município, participa do núcleo “CDL MULHER” onde mulheres empresárias fomentam o empreendedorismo e recentemente foi convidada para integrar a comissão que organiza o “Partido Novo” em Palhoça, onde está filiada.

Planeja seu tempo entre o trabalho, os amigos, os gatos de estimação, e a família, cuja paixão maior são os sobrinhos da tia Uisa ou simplesmente da Tia Lu..

Luisa é um exemplo de como é possível conciliar a vida profissional e pessoal, sem deixar de lado a solidariedade e o compromisso com a comunidade. Ela é inspiração para nós todos, e é uma honra homenageá-la com a Medalha Lino Lopes. Um homem apreciador das boas ações, elogiava quem as praticava, por isso, Luisa Neusa Coelho, teve seu distinto nome unanimemente escolhido por ter contribuído com a Academia de Letras de Palhoça.

O sr. Lino, certamente estaria orgulhoso de ti, Luisa, que segue seu exemplo de dedicação e solidariedade. Nós te parabenizamos em nome da família e do sodalício por ter conquistado o “Prêmio Lino Lopes” Que sejas, por meio de exemplos, um farol de luz a conduzir outras mulheres.

Parabéns Luisa!

 

Muito Obrigada!


Imprimir