Manoel Scheimann da Silva

academico
Acadêmico

Nascimento: 21/01/1973
Naturalidade: Palhoça – Santa Catarina
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Título: Historiador e Escritor
Cadeira: 03
Posse: 13/02/2003

José Lupércio Lopes

patrono
Patrono
06/12/1874 - 08/09/1969

Veja também

Biografia

Palhocense do bairro Rio Grande, nasceu em 1973. Licenciado em Estudos Sociais pela Universidade do Vale de Itajaí, em 1996, e Bacharel licenciado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina, em 2003.

Foi um dos fundadores e Presidente da Associação dos Estudantes Universitários de Palhoça e da Associação Cultural José Lupércio Lopes (Palhoça).

Atuou como professor no então Colégio Governador Ivo Silveira e, por quase dez anos, desenvolveu as atividades de escriturário e escrevente no Cartório Márcio Antônio da Silva, ambos em Palhoça.

Em janeiro de 2004, ingressou, através de Concurso Público, na Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina, ficando lotado no Instituto de Cardiologia.

Em outubro do mesmo ano, foi eleito vereador por sua cidade, pelo Partido dos Trabalhadores – PT.

É sócio-fundador da Associação Amigos do Museu de Santa Catarina e da Academia de Letras de Palhoça, onde exerceu o cargo de Presidente interino em 2004, e Presidente de 2007 a 2009. Hoje encontra-se afastado, por razões pessoais.

Em Palhoça, desenvolveu trabalhos de pesquisas genealógicas e históricas, onde difunde a memória e os costumes de sua região, visando publicações e, desta forma, compartilhando os conhecimentos históricos com a comunidade.

Como acadêmico-fundador, muito contribuiu com seu dinamismo e abnegação para sua divulgação e desenvolvimento. É Titular da Cadeira Nº 3, cujo Patrono é o palhocense José Lupércio Lopes.


Imprimir