Adriana Martins Tijs

academico
Acadêmica

Nascimento: 12/10/1970
Naturalidade: Florianópolis–Santa Catarina
E-mail: angraum@gmail,com
Título: Escritora. 
Cadeira: 04
Posse: 24/05/2023

Jorge Lacerda

patrono
Patrono
20/10/1914 -16/06/1958

Veja também


Biografia

 

Escritora Catarinense, começou no mundo das letras aos 5 anos, onde aprendeu a ler e não parou desde então. Manezinha por nascimento, nasceu na ilha da Magia em 12 outubro de 1970,

Vivia com os avós, desde os 5 anos, sempre curiosa, divagando entre um livro e outro.

Aos 11 anos, começou a escrever poemas, e foi na sala de aula, entre os intervalos, sempre esboçando desenhos, e destes desenhos surgiam poemas... era uma forma de desabafo, a ausência materna e dissabores, sempre encontrando nas letras uma fuga das labutas diárias.

Em uma das aulas de literatura no Instituto Estadual de Educação, teve o privilégio de conhecer as obras de Cruz e Souza,  e foi instantânea a paixão e adentrou mais em seus escritos. O Poeta despertou uma maneira nova de se expressar, e começou a pincelar em seu trabalho a dinâmica simbolista.

Aos 18 anos, mais precisamente em 1988, começou a trabalhar como representante comercial, viajando de ônibus pelo Estado de SC. Foi uma das primeiras mulheres a atuar na área de representação aqui no estado, enfrentou alguns desafios, pois era uma profissão até então masculina. Mas a paixão e desafios das vendas não as deixaram desanimar, e teve a oportunidade de compor vários versos nestas viagens solitárias, alguns deles estão no seu primeiro livro.

Em 2014, teve a oportunidade de enviar um de seus poemas para a ALP, num concurso literário da época, conheceu a ALP através de pesquisa nas redes sociais e soube do concurso de poesias, cujo tema era Palhoça. Então fez um poema sobre o despertar de Palhoça, recebeu um e-mail para participar do evento, onde lhe seria entregue uma menção honrosa pela participação no concurso. Infelizmente, não pode comparecer na data descrita, pois estava viajando a trabalho, mas ficou super feliz por terem lido seu trabalho. Este poema será colocado no seu segundo livro, que está sendo revisado pelo amigo e escritor Wiliam Wollinger Brenuvida.

Até o presente, exerce a mesma profissão, representante comercial, e no último ano teve a oportunidade de criar um Clube do Livro, onde tem a chance de ajudar jovens de 12 a 18 anos a encontrarem a mesma paixão pela leitura, nos encontros online. O clube do livro é um grupo novo e modesto ainda, tendo como convidados, amigos escritores. Eles falam sobre suas obras e anseios, e as jovens têm oportunidade de conversarem neste momento com os autores e instigar o interesse pelo mundo mágico da leitura. Neste projeto, tem o privilégio de ver moças entrando no mundo da leitura, pois até então, só tinham acesso a mídias sociais. Com o clube do livro, conheceu a escritora Ana Esther, que a convidou (sabendo que  escrevia) a participar da ACPCC, e desde então, tem participado e se apaixonado mais para desenvolver seu talento.

Com o incentivo dos novos amigos, fez uma coletânea de seus escritos e pode dar andamento ao seu primeiro livro, sendo que mais dois estão sendo trabalhados.


Imprimir