Vista parcial da 4ª FLIPalhoça, realizada na praça Sete de Setembro, no Centro da cidade de Palhoça.
Entre os dias 18 e 20 de abril de 2024, aconteceu a 4ª FLIPalhoça, Feira Literária de Palhoça, evento promovido pela Fundação de Esporte e Cultura de Palhoça, em parceria com a Academia de Letras de Palhoça – ALP.
Durante os três dias de realização da feira, que teve como palco a praça Sete de Setembro, no Centro da Cidade, aconteceram diversas atrações, dentre elas: recitação de poesias, varal literário, apresentação de grupos folclóricos e de danças, lançamentos de livros, contação de histórias, shows musicais com diversos artistas locais, além da exposição e venda de livros ao público leitor que frequentou o evento literário. Vale ressaltar, aqui, a presença maciça dos alunos das escolas municipais, trazidos até à feira por seus professores, a convite dos organizadores. Também marcou presença o grupo índígena da Tribo Tupy-Guarani, do Morro dos Cavalos, haja vista que o dia 19 de abril é considerado o Dia do Índio. Convidada a usar a palavra, a Cacique proferiu caloroso discurso em favor do seu povo.
Além da Academia de Letras de Palhoça, outras instituições congêneres também tomaram parte deste grande e importante evento literário, a saber:
Associação Desterrense de Literatura – ADELIT;
Associação dos Escritores e Jornalistas do Brasil – AJEB - Seccional de Santa Catarina;
Academia de Letras do Brasil – ALB - Seccional SC/Águas Mornas;
Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses – ACPCC;
Academia Santoamarense de Letras – ASAL;
Academia de Letras de Florianópolis – ALF;
Academia Alcantarense de Letras – ACALLE;
Academia Catarinense de Cordel;
Grupo de Poetas da Trindade – GPT;
Editora GAPLA, de Florianópolis;
Editora Meninas;
Escritores em Ação;
Academia Catarinense de Letras, que nos brindou com a presença de sua Presidente, Senhora Lélia Pereira da Silva Nunes.
A 4ª FLIPalhoça marcou a volta das Feiras do Livro na Cidade, que desde 2016 não era realizada.
Parabéns aos organizadores e responsáveis pela Cultura e pela Literatura no Município! A sociedade palhocense está venturosa e agradecida por tão meritosa iniciativa tomada.