Na noite de 31 de outubro de 2023, às 20h00, a Academia de Letras de Palhoça reuniu seus Acadêmicos, amigos, simpatizantes e convidados, para a Sessão Solene de apresentação dos Panegíricos em louvores a Jorge Lacerda e Maura de Senna Pereira, discorridos pelos ocupantes das Cadeiras nº 04 e 31, ambas ocupadas pelos Acadêmicos, Adriana Martins Tijs e Oilson Carlos Amaral, respectivamente. O evento aconteceu na Sala da ALP, instalada dentro do Centro Cultural de Palhoça, no Centro de Cidade.
Com a Sala da ALP lotada, o Mestre de Cerimônia, Acadêmico Antônio Manoel da Silva, o Biéli, cumprimentou o público presente e fez curta alocução de entrada, antes de nominar e convidar as autoridades e personalidades para a composição da Mesa de Honra, que ficou assim constituída:
Ney Santos, Presidente da Academia de Letras de Palhoça;
Juarez Artur Hoffmann Nahas, em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro;
Carlos Caldas, Presidente da Academia de Letras de Biguaçu;
Maria Eliete de Abreu, Presidente da Academia Santoamarense de Letras;
Jeferson Ramos Batista, Presidente da Fundação de Esporte e Cultura de Palhoça;
Caio Dorigoni, Secretário Executivo de Cultura de Palhoça.
O primeiro Panegírico foi apresentado pela Acadêmica Adriana Martins Tijs, que fez extensa pesquisa sobre o seu Patrono, Jorge Lacerda, utilizando como recurso uma projeção de slides, que durou cerca de 40 minutos.
O segundo apresentador foi Oilson Carlos Amaral, que lançando mão do discurso oral, discorreu sobre sua Patrona, Maura de Senna Pereira, também com informações de caráter amplo e explicativo, trazendo à lume a vida e a obra desta que foi um grande vulto da Literatura e da Cultura em Santa Catarina. Sua dissertação também ocupou basicamente o mesmo tempo da oradora anterior, isto é, aproximadamente 40 minutos.
Findadas as apresentações e feitas as devidas considerações de louvor aos dois ilustres Acadêmicos, pelo brilhantismo do conteúdo apresentado, o Senhor Jeferson Ramos Batista, Presidente da Fundação de Esporte e Cultura de Palhoça fez uso da palavra, enaltecendo os trabalhos da noite, tecendo elogios à ALP, pela belíssima Sessão Solene realizada em favor da Cultura palhocense.
Por fim, o Presidente Ney Santos convidou a Acadêmica Vanilda Tenfen Medeiros Vieira para cobrir a heráldica com o manto da harmonia, encerrando, com este ritual, a Sessão Solene de Apresentação de Panegíricos.