Discurso introdutório proferido pelo Acadêmico Antônio Manoel da Silva, o Biéli, ocupante da Cadeira nº 17 da Academia de Letras de Palhoça, na função de mestre de cerimônias, na Sessão Solene de entrega do prêmio Ivo Silveira de Cultura, realizada no dia 28 de maio de 2025, às 20h00min, na Câmara de Vereadores de Palhoça - Santa Catarina.
Senhoras e Senhores, boa noite!
É com muito entusiasmo e profundo sentimento de gratidão que nos reunimos nesta noite especial para a realização desta Sessão Solene de entrega do Prêmio Ivo Silveira de Cultura 2025. Este momento representa uma celebração da nossa identidade, do nosso patrimônio cultural e do compromisso de todos nós com a preservação e valorização das nossas raízes.
Anualmente, a Academia de Letras de Palhoça utiliza as instalações desta Casa Legislativa — um espaço que simboliza a nossa democracia, a nossa história e o nosso compromisso com a cultura e com o povo palhocense — para efetuar a entrega do Prêmio Ivo Silveira de Cultura, instituído pela Lei nº 3.293, de 19 de maio de 2010, aprovada pelos nobres vereadores desta Casa.
Nesta noite, temos a imensa satisfação de homenagear um cidadão que, com seu carisma multicultural e sua destacada atuação na preservação e promoção das tradições populares, tem sido um verdadeiro propagador da cultura de base açoriana no município de Palhoça. Refiro-me ao senhor Luzair Lauro Martins, fundador e integrante do grupo folclórico Filhos da Terra, da Barra do Aririu, violeiro e cantador de Terno de Reis, Cantoria do Divino Espírito Santo e Boi de Mamão. Sua trajetória é um exemplo vivo de como a cultura popular, quando preservada e transmitida com amor, fortalece nossa identidade e enriquece a alma de nossa comunidade.
Luzair é, sem dúvida, um guardião das tradições, um verdadeiro embaixador da nossa cultura de base, que mantém viva a essência do nosso povo, das nossas festas, das nossas músicas e das nossas histórias. Sua dedicação incansável é uma inspiração para todos nós, e sua atuação é fundamental para que as futuras gerações possam conhecer, valorizar e perpetuar esse rico legado.
A escolha do senhor Luzair Lauro Martins para receber tão importante comenda alcançou a unanimidade entre os acadêmicos e acadêmicas da Academia de Letras de Palhoça, sendo uma justa e merecida homenagem que reconhece não apenas sua trajetória individual, mas também o papel vital que desempenha na preservação do nosso patrimônio cultural.
Ao refletirmos sobre o significado deste prêmio, é oportuno mencionar a célebre frase do filósofo alemão Friedrich Nietzsche:
“Sem música, a vida seria um erro.”
E, de fato, a cultura popular, a música, as manifestações folclóricas e as tradições que Luzair representa nos conectam às nossas raízes e nos enchem de esperança e alegria.
Que esta homenagem seja um estímulo para que todos nós continuemos a valorizar, promover e divulgar as nossas tradições culturais, reconhecendo nelas a essência do nosso povo e a riqueza do município de Palhoça.
