Willian Schutz Santos
Nascimento: 25/09/1998
Naturalidade: São José–Santa Catarina.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Título: Jornalista, redator e escritor.
Cadeira: 34
Posse: 13/05/2025
Lindolfo Bell

02/11/1938 - 10/12/1998
Veja também
Biografia
Willian Schütz Santos é jornalista de formação e redator por experiência. Ao longo da vida se tornou um escritor versátil: capaz de produzir desde grandes artigos a conceitos de marca. Bagagem adquirida por anos transitando pelos diferentes ramos da comunicação.
Adquiriu experiências com redação publicitária em agências, passou por projetos de conteudismo, realizou trabalhos com reportagem, e executou funções em assessoria de comunicação e revisão textual.
Quanto à trajetória como discente, Willian estudou Comunicação Social no Centro Universitário Estácio e Jornalismo na Universidade Uninter. Depois, realizou mais de 20 cursos nas áreas de jornalismo cultural e redação publicitária. Entre as formações estão cursos de Escrita Criativa, Português Instrumental, História da Arte e Jornalismo Digital. Outro destaque é a certificação obtida pelo escritor no Sebrae, como Customer Success, formação de suma importância no meio das agências de comunicação. Ainda no ramo acadêmico, Willian ingressou na faculdade de Letras - Língua Portuguesa pela Fadesc - Uniasselvi, com formatura prevista para 2026.
O amor de Willian pelas letras vem desde a infância. Tanto que, na adolescência, lecionava aulas de reforço em Língua Portuguesa no contraturno escolar. Anos depois, ministrou cursos de comunicação na Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e palestrou em escolas da Grande Florianópolis.
A decisão de ingressar no jornalismo veio aos 16 anos, quando Willian pensava nas melhores alternativas para obter sustento através da escrita. Um ano depois, prestou vestibular para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Passou no processo seletivo, mas acabou optando por cursar Comunicação Social no Centro Universitário Estácio, por meio de bolsa obtida por nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sete meses depois, Willian conseguiu o primeiro emprego: no portal Guia Floripa (www.guifloripa.com.br). Isso foi em setembro de 2017 e ele continua para o mesmo veículo até a atualidade.
Ainda em 2017, como jovem estudante universitário, Schütz começou a frequentar diversos espaços culturais da região. Naquela época, se inseriu no Grupo de Poetas da Trindade, onde fez amizade com diversos artistas da Grande Florianópolis. Naquela época, o escritor participava de recitais nos palcos do Centro Integrado de Cultura (CIC). Desde então, esteve em incontáveis saraus e eventos literários.
Naquele mesmo período, passou a frequentar a Oficina Literária Letras no Jardim, no Espaço Cultural Rita Maria. Lá, aprendeu diversas técnicas de escrita criativa.
Em 2018, Willian participou do livro “Antologia À Flor da Pele”, que compila poesias, contos e crônicas envolvendo o amor e a sensualidade.
No mesmo ano, lançou o livro “Insânia Mundana”. A obra conta com 140 páginas, contendo 46 poesias, divididas em seis capítulos. O livro reflete sobre as questões que movem o cotidiano do ser humano. O lançamento foi em agosto de 2018.
Em 2018, Willian recebeu diversos prêmios: em sua primeira participação no Sarau Casa das Artes, foi homenageado com uma medalha; em evento da Mulearte São José, recebeu a Medalha de Mérito Literário Escritora Priscila Fernanda Frainer e em cerimônia da Academia de Letras do Brasil – Santa Catarina (ALBSC) de São José, recebeu a medalha que homenageia o Patrono da academia, Luiz Abel Silva. Também foi agraciado com três premiações: a comenda de “Autor Revelação” — juntamente do certificado de Honra ao Mérito — na premiação da Arteculli, da ALBSC e as medalhas “Autor Revelação 2018” e “Comenda Vera Portella”.
Um ano depois, fez parte de um grupo de pesquisa no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizando projetos de cursos de educação a distância. O autor também ministrou, na Semana de Ciência e Tecnologia 2018 do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Florianópolis, a oficina “Peculiaridades da Comunicação”.
Em 2019, trabalhou na assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). No entanto, preferiu se dedicar ao jornalismo cultural: conquistou uma vaga para auxiliar a assessoria de imprensa da Fundação Cultural Badesc em Florianópolis. Segundo o comunicador, “as experiências na Fundação foram as melhoras já vividas”. Na Fundação, Willian participou na escrita e elaboração do livro “Arquivos Contemporâneos: artes visuais na Fundação Cultural Badesc - 2018, 2019 e 2020”.
Ainda em 2019, ajudou na organização do Portal CLG, veículo online de jornalismo cultural. Nesse mesmo ano, fez trabalhos em parceria com a Imovision, distribuidora de filmes no Brasil.
Posteriormente, o poeta publicou virtualmente o livro “Saudades do que não foi e voltará”, editado em 2018 pela Chagas Edições. A obra contém poesias sobre o passar do tempo e apresenta um prefácio assinado pelo escritor Odair Ribeiro.
Em 2020, seguiu na linha do jornalismo cultural e passou a colaborar com o Portal Revoluta. O site traz matérias e entrevistas exclusivas com artistas do ramo da música. Willian Schütz se tornou repórter do jornal Palavra Palhocense em janeiro de 2021. O periódico tem veiculação em Palhoça e possui as versões impressa e digital. Para o jornal, Schütz já escreveu mais de 2 mil matérias.
Uma mudança também ocorreu em 2021: Willian começou a trabalhar com redação publicitária. A vaga conquistada foi na Propague/Doc.Sync. Na agência, escreveu milhares de textos para marcas de sucesso como Intelbras, Western Digital, Fraiha, Shpaisman e muitas outras.
Em 2022, o comunicador começou a trabalhar com a M.Bertelli Comunicação, empresa de assessoria de imprensa que possui abrangência nacional. Paralelamente, seguiu seus projetos secundários no jornalismo e continuou voltando os olhos à cultura. Um deles foi a fundação do coletivo A Bolha, grupo que reúne múltiplos artistas de Palhoça e região. Com o coletivo, o escritor chegou a fazer recitais em público e até protagonizou uma live session – disponível em https://www.youtube.com/watch?v=uZ20CszNjSo.
Ainda em 2022, publicou digitalmente o livro “Borrões de um retrato”, composto por poemas que fazem uma ode à estética da linguagem e associam a arte à identidade de um indivíduo. A publicação foi disponibilizada em formato e-book, pela Amazon KDP.
Em 2023, teve passagem pela editora Vitelli Publisher, onde atuou como redator e chegou a contribuir na edição do livro “As Meninas do Chá”.
Após a inauguração do Centro Cultural Laudelino Weiss, próximo da Praça 7 de Setembro, em Palhoça, Willian foi um dos primeiros autores a lançar livros nesse espaço público. Na oportunidade, lançou oficialmente “Sociopoesia” e “Alegoria Imaginária”, ambos de poesias.
Em 2024, participou do projeto “Biblioteca Humana Algures”, como escritor convidado. Pela iniciativa, realizou uma apresentação literária em Governador Celso Ramos. O projeto foi apoiado pela Celesc e fomentado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). No mesmo ano, foi assessor de projetos aprovados na Política Nacional Aldir Blanc, como: “Encontros Interculturais: da ilha de Cabo Verde à Ilha da Magia” e “Recorte – Palhoça na Estrada”. Outro destaque desse ano foi a participação no projeto “Terça Com Poesia”, do portal jornalístico “Conecta SC”. Meses depois, conquistou vaga na agência de comunicação M Action, na qual é uma das lideranças no departamento de criação.
