Raquel Wandelli Loth

academico
Acadêmica

Nascimento: 07/03/1965
Naturalidade: Florianópolis–Santa Catarina
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Título: Jornalista, professora e escritora 
Cadeira: 26
Posse: 13/05/2025

Cecília Meireles

patrono
Patrona
11/07/1901 - 11/09/1964

Veja também

 


Biografia

 

Repórter, professora universitária, jornalista concursada do Governo Federal, sempre conciliou as atividades profissionais com a escrita criativa de contos, crônicas poesias, ensaios e livros na área de literatura. Autora de dois livros publicados sobre literatura, participou de inúmeras coletâneas resultantes de premiações em concursos literários. Nascida em 7 de março de 1965, em Florianópolis, é casada com o jornalista Moacir Loth, com quem tem dois filhos: a jornalista e socióloga Luara Wandeli Loth e o advogado e filósofo Maitã Wandelli Loth.

Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), iniciou sua vida profissional como repórter no Caderno de Cultura do Jornal O Estado ainda antes de se formar. Trabalhou também nas sucursais de Florianópolis do Jornal de Santa Catarina, A Notícia e Jornal Radar nas editorias de Cultura e Geral, principalmente. Atuou como colaboradora voluntária de diversos órgãos de mídia independente, especialmente dos Coletivos de Mídia Jornalistas Livres, Racismo Ambiental, Portal Catarinas, entre outros.

Mais tarde, exerceu o papel de coordenadora de Comunicação da Secretaria de Assistência Social/Fórum de Assistência Social de Santa Catarina (1993/1994). Como Jornalista concursada do Ministério da Educação e Cultura, foi nomeada para a Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Previdência Social em Santa Catarina (de 1995 a 2022). Foi cedida para chefiar a Comunicação Social da Secretaria de Estado da Educação (de 2003 a 2006) e da Secretaria de Cultura da UFSC/EdUFSC (de 2009 a 2012), quando colaborou intensamente para o Jornal Universitário e Revista História Catarina.

Paralelamente à vida profissional, prosseguiu nos estudos de pós-graduação. Aprovada em processo seletivo, realizou especialização em Jornalismo/Mídia Impressa, oferecida pelo Grupo RBS (1995). Na sequência especializou-se em Estudos Culturais (UFSC, 1996) com a monografia Literatura dos Excluídos. Em 1997, ingressou no mestrado em Literatura pela UFSC, sob a orientação do professor Alckmar Santos. Integrou o Núcleo de Pesquisa em Informática, Linguística e Literatura (NUPILL), ajudando a desenvolver o maior banco digital de literatura brasileira do país. Também integrou o Grupo de Estudos em Linguística e Literatura Oral (NELLOL), onde desenvolveu a performance e a declamação poética.

Tornou-se mestre em Literatura pela UFSC em 2000, com a dissertação A reconstituição do corpo-livro nas narrativas hipertextuais, pioneira na pesquisa dos princípios da multilinearidade e conectividade em meio impresso. Publicou sobre essa temática seu primeiro livro teórico: "Leituras do Hipertexto: viagem ao Dicionário Kazar" (coedição EdUFSC e Editora da IOESP, 2004), referência precursora na área.

No Doutorado em Literatura pela UFSC, dedicou-se ao estudo da dimensão não-antropocêntrica da literatura. Realizou estágio de doutoramento pela Capes no Centro de Pesquisas e Estudos Comparados da Université de Paris 3 (Nouvelle Sorbonne), sob a coordenação do Dr. Philippe Darós. E também no Programa Animots, sob a coordenação da Dra Anne Simon, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (CNRS). Concluiu o doutorado em 2014, com a tese "Ver, pensar e escrever como um animal; devires do inumano na arte-literatura". Sob a orientação do professor doutor Sergio Luiz Rodrigues Medeiros, a tese investiga as relações entre literatura e animalidade na obra de autores nacionais e estrangeiros, com destaque para Clarice Lispector. Como fruto dessas experiências, lançou o livro "Existe, logo escreve; o inumano na arte-literatura" (Editora FURB, 2017), também pioneiro nessa temática.

Assina inúmeras resenhas, artigos e ensaios em publicações acadêmicas, com ênfase em Teoria Literária, Estética e Filosofia da Arte; Filosofia da alteridade; Cinema; Literatura e Novas Tecnologias; Escrita e corporeidade; Narrativas midiáticas, entre outros. Colaborou com artigos literários para dezenas de publicações, entre coletâneas de livros, anuários e revistas, destacando-se Revista D.O Leitura, da IOESP, Revista Filme e Cultura, O Catarina, Água Viva, Sibila, Gueto, Landa, Qorpus etc.

De março de 2000 a janeiro de 2020, integrou a equipe do Departamento de Comunicação Social da Universidade do Sul de Santa Catarina, na Unidade da Grande Florianópolis, como professora titular e orientadora dos Cursos de Publicidade e Jornalismo. Nesse período, foi coordenadora da linha de Mídia e Conhecimento do Programa Hipermídia Aplicada e coordenadora do jornal-laboratório Fato&Versão e da revista Olho da Multidão. Propôs e coordenou o Projeto Jornalismo de Povos, que se tornou o principal programa do curso, orientando a atividade curricular e a prática de ensino pesquisa e extensão com as comunidades, grupos sociais e povos minoritários da região.

Pesquisadora do Grupo "Artes e Mestiçagens Poéticas" da Universidade Federal de Santa Catarina/PGET e do Grupo E-LABORE(si) - práticas corporais e tecnologias, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, integra também a Rede de Pesquisadores de Narrativas Midiáticas, da SBPJor, pela qual publicou dezenas de ensaios e artigos científicos em livros e anais. Há mais de uma década participa da Comissão Julgadora do Prêmio da Associação dos Dirigentes de Jornais do Interior.

Reuniu e organizou versos manuscritos da juventude e da maturidade para o terceiro livro de poesias de seu pai Alvaro Wandelli Filho, publicados pela Vitelli Publisher sob o título, Ambientália. Assina a coordenação da obra, orelhas, posfácio e contracapa do livro, cujo lançamento póstumo ocorreu em 4 de abril de 2024. No ano seguinte, após processo seletivo, a Academia de Letras de Palhoça elegeu-a para a vaga deixada por seu pai, na cadeira 26, da patrona Cecília Meirelles.

Detalhamento de prêmios, seleções e produções literárias:

Noveland – Segundo lugar no Primeiro Concurso Pandemias, com o conto “A vacina”, selecionado e publicado na coletânea Pandemias – Antologias, de 2021. Seleção para publicação do conto “Antes da escuridão”, na Antologia Entretantos Nós (2020), de Tiago Novaes. Publicação do ensaio literário “Memórias do boi”, na Revista Gueto, de São Paulo; Premiada no VII Concurso Conto e Poesia do Sinergia, com a publicação do poema “Balada on the road” (2011). Teve a radiofonização e dramatização do seu conto “A dama e o general”, contemplada pelo Prêmio Roquete-Pinto do I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos e Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O trabalho foi veiculado em programa da Associação das Rádios Públicas do Brasil em 2011.

Foi selecionada pelo Concurso de Crônicas: A UFSC em minha vida, da Editora da UFSC, com a crônica “A universidade e o Monstro” (2003). Seu  conto “Acerto de contas” foi selecionado para publicação no livro O novo conto catarina (2008), coletânea organizada pela escritora Regina Carvalho, publicada pela Editora da UFSC. Selecionada para o 3° Concurso Literário Conto e Poesia com a publicação do poema “Diário de Pedra”, Sinergia - Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis (1999). Obteve terceiro lugar na categoria Conto do III Expoletra, concurso promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (1999), com a publicação de “A Dama e o General". Prêmio Projeto Via Verso - Concurso Nacional, da Secretaria de Cultura do Município de Ourinhos - São Paulo (1998), com a publicação da poesia: “Outro”. Primeiro lugar no Concurso de monografias Borges y sus contemporâneos (1999), do Curso de Espanhol (DLLE/UFSC) e Associação dos Professores de Espanhol de Santa Catarina, com o ensaio El libro de arena: el laberinto hipertextual, selecionado para apresentação no Congresso de Pesquisadores das Artes, ocorrido no Museu de Belas Artes de Buenos Aires, em 1999, e publicado no livro: Epílogos y prólogos para un fin de siglo - Las artes entre los dos fines de siglo.

Menção Honrosa no III Concurso de contos Paulo Leminski, Departamento de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Prefeitura e Biblioteca Municipal de Toledo (1997). Primeiro lugar na seleção para o Mestrado da Comissão de Bolsas do Curso de Pós-Graduação em Literatura da UFSC, do Curso de Pós-Graduação em Literatura da UFSC (1997). Prêmio de Literatura Fundação Franklin Cascaes - Melhores Crônicas - da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Florianópolis (1996), com duas crônicas: “Cidade do horizonte” e “Confissões provincianas”.

 

Imprimir