Solenidade de Investidura na Academia de Letras de Palhoça

Posse 2026 2Mesa de Honra instalada para a Sessão Solene de posse das novas acadêmicas da ALP.

Na memorável noite de 26 de fevereiro de 2026, às 20h00, no tradicional Clube Recreativo 7 de Setembro, a Academia de Letras de Palhoça (ALP) reuniu-se em Sessão Solene para acolher e dar posse a três novas imortais. Em estrita observância à homologação do Edital ALP 002/2025, ascenderam ao sodalício:

Michelle Coutinho de Azevedo Carvalho, assumindo a Cadeira nº 37, sob a égide do Patrono João Rosa Júnior;

Mara Eneida Mariano Pregardier, investida na Cadeira nº 38, em honra ao Patrono Gelci José Coelho (Peninha);

Waléria Külkamp Haeming, ocupante da Cadeira nº 40, dedicada à memória do Patrono Adão Karaí Tataendy Antunes.

O evento foi prestigiado por um seleto corpo de autoridades e personalidades do universo cultural e legislativo, além de ilustres representantes de instituições coirmãs da região, com destaque para a presença de membros do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e da Academia Catarinense de Letras.

Um dos momentos de maior relevo simbólico foi a Instalação da Casa Paschoal Apóstolo Pítsica. Trata-se de um rito que não apenas estreita os laços de fraternidade entre as academias barrigas-verdes, mas também presta o devido apreço ao Fundador e Presidente de Honra da ALP, o emérito Dr. Paschoal Apóstolo Pítsica, cuja visão instituiu esta Casa de cultura e saber em 13 de fevereiro de 2003.

As neoacadêmicas, após a exaltação de suas trajetórias intelectuais pelo mestre do cerimonial Antônio Manoel da Silva, o Biéli, foram devidamente laureadas com suas insígnias por seus padrinhos e madrinhas. Diante da assembleia, proferiram o juramento de praxe e subscreveram o Termo de Posse, recebendo o Diploma de Membros Efetivos — compromisso solene de salvaguarda da literatura e do patrimônio cultural palhocense e catarinense. A presidente da ALP, Neusa Bernado Coelho, declarou oficialmente empossadas as novas integrantes, ressaltando a importância da renovação do quadro acadêmico para o fortalecimento da vida cultural de Palhoça.

A pauta literária foi enriquecida pelos discursos de ingresso das novéis acadêmicas, e pela eloquente saudação de boas-vindas, proferida pelo confrade Oilson Carlos Amaral. A solenidade foi ainda brindada com a apresentação de produções digitais nos gêneros de Contos e Poesia, conduzida pelo confrade Willian Schutz, evidenciando a pujança da produção autoral contemporânea da Academia.

A harmonia da noite foi selada pela refinada performance do Coral da Associação dos Magistrados Catarinenses, sob a regência magistral da maestrina Melina Figueiredo Alves de Arruda.

Ao encerramento, as neoacadêmicas e a diretoria da ALP recepcionaram os convivas com um coquetel de confraternização, proporcionando um ambiente de profícua integração e celebração entre familiares e expoentes das letras. Com este ato, a Academia de Letras de Palhoça ratifica sua perene missão de fomento à literatura e preservação da memória cultural em todas as suas instâncias.

Posse 2026 6As três novas imortais da ALP: Waléria Kulkamp Haeming, Mara Eneida Mariano Pregardier e Michelle Coutinho de Azevedo Carvalho.
Posse 2026 9Vista panorâmica do ambiente da posse.
Posse 2026 10Foto oficial do grupo da ALP na posse.
Posse 2026 8Coquetel oferecido aos convivas pelas novéis acadêmicas e diretoria da ALP.

Veja todas as fotos do evento clicando aqui