Joomla

CPAP


TERMO DE CONSTITUIÇÃO DA CASA PASCHOAL APÓSTOLO PÍTSICA – CPAP.

Palhoça, 26 de fevereiro de 2010.

A Casa Paschoal Apóstolo Pítsica é um ritual para sessões conjuntas, e instrumento de integração permanente de Academias de Letras, no Estado de Santa Catarina. Integram-na, como Condôminas Fundadoras, todas as congêneres criadas, apoiadas ou estimuladas pelo Patrono comum Paschoal Apóstolo Pítsica (1938-2003), em especial as relacionadas neste documento, desde que o assinem ou dirijam expediente de adesão ao Presidente da Academia de Letras de Palhoça – ALP, guardiã do acervo.

Poderão também adotar o ritual outras instituições que o desejarem, da mesma forma, comunicando por escrito seu interesse à ALP.

O Símbolo da CPAP serão três varas em forma de lanças, as quais, cravadas numa base própria, configurarão, no conjunto, uma flor-de-lis.

O Ritual da CPAP é o seguinte: formada a Mesa dos trabalhos com a presença de duas ou mais Condôminas, o presidente anfitrião anunciará a instalação da CPAP, retirando a toalha branca do conjunto da heráldica: a base e as lanças. Chamará à frente uma pessoa que represente os jovens escritores, para fixar a primeira lança, no lado direito, dizendo: esta lança simboliza a força da Arte. Em seguida, chamará outra pessoa que represente o decano dos escritores entre as instituições reunidas, dizendo: esta segunda lança que é fixada no lado esquerdo simboliza a união, a união das forças das Academias. Isso feito, o Presidente anunciará: vou agora fixar a terceira lança: ela simboliza a sabedoria que deve presidir a força e a união das Academias do Estado de Santa Catarina, multiplicando-as. Assenta-se e diz: estão abertos os trabalhos desta sessão solene, que se pautará pelo espírito acadêmico que sempre animou nosso Patrono da CPAP, Paschoal Apóstolo Pítsica.

Encerramento

O Presidente anfitrião convida o(s) representante(s) das demais Condôminas para cobrir a CPAP com o Manto da Harmonia (a toalha branca), sem retirar as lanças da base. Recoberto o símbolo, o Presidente diz: A Casa Paschoal Apóstolo Pítsica está fechada; a força, a união e a sabedoria permanecerão conosco. Está encerrada a sessão.

Relação das instituições fundadoras

Academias de Letras de Palhoça

Academia Desterrense de Letras

Academia Catarinense de Letras e Artes

Academia de Letras de Biguaçu

Academia São José de Letras

Academia de Letras Blumenauense

Academia Orleanense de Letras

Academia Itapemense de Letras

Academia Santo-amarense de Letras

Academia Criciumense de Letras

 

Voltar

 
Parceiros
Banner
Banner
Seja nosso parceiro. ***Anuncie aqui.*** Fone:(48) 99968-4695