Sessão da Saudade à Déspina Boabaid é realizada

 Saudade Déspina notícias

Belíssima Sessão da Saudade, em memória da Acadêmica Déspina Spyrídes Boabaid, foi realizada pela Academia de Letras de Palhoça, no dia 27 de setembro de 2022, às 19h30min, na sala 308 do Centro Comercial Thiago, Centro-Palhoça-Santa Catarina.

Com presença maciça dos Acadêmicos e Acadêmicas da ALP, de familiares, de amigos e de convidados, a Sessão Solene foi aberta e conduzida pelo Presidente da ALP, Acadêmico Ney Santos, auxiliado pelo Mestre de Cerimônia, Antônio Manoel da Silva, o Biéli.

O Discurso de Saudação à nobre e imortal Confreira ficou por conta da Acadêmica Neusa Maria Bernado Coelho, que fez brilhante retrospecto da vida e das obras da estimada e competente escritora e poetisa.

Fizeram uso da palavra, pela ALP, o Presidente Ney Santos, e os Acadêmicos Luiz Carlos de Souza e Maria da Graça Prim, que recitaram poemas em favor da homenageada. Representando a Academia Catarinense  de Letras e a Academia Catarinense de Letras Jurídicas, José Isaac Pilati também fez a sua alocução. Lilyan Boabaid, filha da homenageada da noite, teceu algumas palavras e leu um poema escrito pela finada mãe. Ainda tomaram parte no ritual, os Acadêmicos, Oilson Carlos Amaral e Eloah Westphalen Naschenweng, com leituras de mensagens atribuídas à Despina Boabaid. O Acadêmico e Vice-Presidente da ALP, Rudney Otto Pfutzenreuter, ausente na solenidade, enviou, de Blumenau, texto de sua lavra, homenageando a estimada colega, que foi lido pelo Presidente Ney Santos.

A Sessão da Saudade é um ritual previsto no Estatuto da instituição e exige que seja realizada em Sessão Solene, com os Acadêmicos e Acadêmicas vestidos com a indumentária oficial, composta de samarra, medalha e botton.


Imprimir