Discurso do Acadêmico Antônio Manoel, o Biéli, saudando a Thiago de Souza

Discurso do Acadêmico Antônio Manoel da Silva, Titular da Cadeira nº 17 da Academia de Letras de Palhoça, saudando a Thiago de Souza, na Sessão Solene de Entrega da medalha Lino Lopes, realizada no dia 30 de agosto de 2022, às 19h30min, na sala 602 do Centro Comercial Thiago, Centro de Palhoça-Santa Catarina.

 

Boa noite a todos!

Meus cumprimentos ao Presidente da ALP, Ney Santos e demais membros que compõem a Mesa,

Inicio esta alocução com uma frase dita por Madre Tereza de Calcutá.

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”

Senhoras e Senhores, Confrades e Confreiras, convidados, parentes e amigos do homenageado,

Traduzindo a aludida frase para o nosso caso em questão, ou seja, para o grande homenageado desta noite, Thiago de Souza, digo-lhes que coisa semelhante fez este jovem rapaz em prol desta Colenda instituição literária, a Academia de Letras de Palhoça.

O mês era abril de 2022, quando, inopinadamente, recebemos a triste notícia, por parte da Faculdade Municipal de Palhoça – FMP, de que a sala em que por anos seguidos foi a Sede da ALP, teria de ser desocupada até o dia 31 do mês vindouro, pois a instituição estava necessitando instalar ali uma sala de Informática.

Diante desta situação adversa, tivemos que recolher, às pressas, todo o nosso acervo literário, bem como, todo o mobiliário, a fim de esvaziar a sala para entregá-la à FMP no prazo determinado. Para tanto, de grande valia foi a ajuda prestada pelos Acadêmicos, Antônio Manoel da Silva, o Biéli, este que vos fala, e Orlando Ferreira de Souza, na tarefa de encaixotar e recolher os livros, levando-os para a garagem de minha casa. Isto aconteceu no dia 30 de maio de 2022, um dia antes de encerrar o prazo pré-estabelecido pela FMP.

Todavia, ainda faltava a pior parte, que era retirar todo o mobiliário e demais utensílios pertencentes à ALP, composto de mesas, cadeiras, estantes, arquivo de aço, quadros, bandeiras, mastros, entre outros.

No dia 31 de maio, procurei Thiago e expus o nosso problema, e ele imediatamente se prontificou a transportar tudo o que havia na nossa Sede, utilizando o seu veículo particular, uma Kombi. Devido a quantidade de materiais, foi necessário efetuar o transporte em duas vezes, além de também ter sido usado o meu automóvel de passeio no transporte de pequenos objetos.

Terminado o transporte, manifestei interesse em remunerá-lo pelo trabalho, mas ele, solícito e cordial, não aceitou.

É aqui, Senhoras e Senhores, que entra a ação benevolente deste jovem rapaz, Thiago de Souza, para a qual fiz questão de atribuir a célebre frase de Madre Tereza de Calcutá.

Verdadeiramente, a sua ajuda se constituiu numa preciosa “gota de água” no nosso mar de necessidades. Sem sombra de dúvidas, foi de grande valia naquele momento, e certamente ficará indelével nos anais da veneranda Academia de Letras de Palhoça, que deixa aqui expresso, nestas linhas, todo o seu apreço e gratidão. 

Ratificando o que disse o Senhor Presidente anteriormente sobre a instituição desta Comenda pela Academia de Letras de Palhoça, digo que tal atitude demonstrada por este jovem, está eminentemente em consonância com a Portaria ALP nº 001/2019, datada de 19 de fevereiro de 2019, que instituiu o Prêmio Lino Lopes, composto de Certificado para Pessoa Jurídica e de Medalha para Pessoa Física, tal Prêmio será conferido, uma vez por ano, a quem tenha efetivamente contribuído para o desenvolvimento da Academia de Letras de Palhoça.

Portanto, pelo que foi aqui exposto, Thiago de Souza foi, merecidamente, escolhido por unanimidade pelos Membros Titulares desta Casa, para receber a medalha Lino Lopes, neste ano que está em curso.

Antes, porém, de encerrar esta fala, gostaria de fazê-los conhecer um pouco sobre o nosso homenageado desta noite, compartilhando algumas informações pertinentes.

Thiago de Souza é solteiro e natural de Santo Amaro da Imperatriz. É filho de Valdir Antônio de Souza e de Vanderléia Kloppel de Souza.

Possui o Ensino Médio Completo e é graduado em Recursos Humanos.

Atualmente trabalha na empresa Magia das Flores Garden, no bairro Jardim Eldorado, em Palhoça, onde ocupa o cargo de Gerente Administrativo.

E para concluir minha saudação ao homenageado desta noite, gostaria de parabenizá-lo pela atitude tomada, dotada de profundo altruísmo e voluntariado, que o fez merecer a indicação e o recebimento de tão notável insígnia.

Muito obrigado!


Imprimir