ALP empossa cinco novos Acadêmicos

Posse 24 5 2022 01

Diante de numerosa plateia, a Academia de Letras de Palhoça realizou brilhante Sessão Solene de posse de cinco novos Acadêmicos, já previamente homologados por meio do Edital nº 003/ALP/2021, datado de 14 de dezembro de 2021.

O evento aconteceu no dia 24 de maio de 2022, às 14h30min, no Auditório do Clube de Diretores Lojistas – CDL, sito à Rua Vinte e Quatro de Abril, 2.943 – Centro–Palhoça–Santa Catarina.

Compuseram a Mesa dos trabalhos as seguintes personalidades: Sonia Ripoll, Presidente da ALP; Rute Cardoso da Silva, Presidente da Academia Literária e Artística de Santa Catarina - ALIASC; Celso de Souza, Acadêmico representante da Academia de Letras de Biguaçu – ALBIG; Antônio Rodrigues, representando a Academia Alcantarense de Letras – ACALLE; Pe. Lúcio Espindola dos Santos, representando a família de Gercino dos Santos, novo Patrono da ALP; e Karen Nahas, representando os demais convidados.

Seguindo a praxe deste tipo de solenidade, a Presidente Sônia Ripoll iniciou a Sessão Solene com a abertura da Casa Paschoal Apóstolo Pítisca – CPAP, que é um ritual criado pelo Confrade José Isaac Pilati, para todas as Sessões Solenes realizadas pela ALP. Depois, um a um dos novéis Acadêmicos foram sendo chamados para ocuparem os seus lugares, a fim de serem condecorados por seus respectivos padrinhos e madrinhas, no ato de colocação da indumentária oficial da ALP, composta pela Samarra e pela Medalha.

Na sequência dos trabalhos, foram proferidos vários discursos: pelos novos Acadêmicos, pelo padre Lúcio, filho de Gercino José dos Santos, e, saudando os novos recipiendários, pelo Acadêmico e Diretor de Relações Institucionais da ALP, Ney Santos.

Os cinco novos Acadêmicos, agora empossados como Membros Efetivos, irão compor o Quadro Acadêmico da ALP, ocupando suas respectivas Cadeiras, conforme segue:

Cadeira nº 28: Orlando Ferreira de Souza – Patrono: Gercino José dos Santos;

Cadeira nº 29: Daniel Silveira - Patrono: Frei Ildefonso Silveira;

Cadeira nº 30: Juarez Artur Hoffmann Nahas - Patrono: Nicolau Nagib Nahas;

Cadeira nº 31: Oilson Carlos Amaral - Patrona: Maura de Senna Pereira;

Cadeira nº 32: Marcos Roberto Rosa - Patrono: João Alfredo Medeiros Vieira;

Por fim, a Casa Paschoal Apóstolo Pítisca foi encerrada, sendo coberta com o Manto da Harmonia pela Acadêmica da ALP, Áurea Baldissera.

Antes que todos seguissem para a grande mesa do coquetel, disposta na sala anexa, foi realizado um sorteio de uma garrafa de vinho, doada pela Acadêmica da ALP, senhora Therezinha Monteiro, entre todos os presentes na Sessão Solene.


Imprimir