Discurso da Acadêmica Sonia Ripoll na Sessão Solene de Entrega do Prêmio Ivo Silveira de Cultura 2014.

Discurso da Acadêmica Sonia Terezinha Ripoll Lopes, na condição de Presidente da ALP, conduzindo os trabalhos da Sessão Solene de Entrega do Prêmio Ivo Silveira de Cultura, realizada no dia 23 de abril de 2014, às 20h00min,  no Plenário da Câmara Municipal de Palhoça – Santa Catarina.

Boa noite, Dr Camilo Martins, nosso digníssimo prefeito municipal, vereador Nirdo Luz, em cujo nome saúdo as demais autoridades que compõem a Mesa Diretora, senhoras e senhores, distintos convidados.

Desejamos agradecer ao Sr. Presidente do Poder Legislativo, vereador Nirdo Luz, pelo espaço concedido à Academia de Letras de Palhoça, nesta sessão solene, em que comemoramos os 120 anos de emancipação política e administrativa desse Município.

Parabéns ao povo palhocense, pela gloriosa história de lutas e de realizações desta cidade que se destaca, dia a dia, positivamente, no cenário nacional.

É com imensa alegria que a Academia de Letras de Palhoça, comemorando o “Dia Municipal do Escritor”, oferece o Prêmio Ivo Silveira de Cultura de 2014, ao ilustre palhocense, Sr. Gedalvo José dos Passos, que dedicou mais de 40 anos de sua existência em prol do desenvolvimento cultural desta cidade.

O insigne nome do Ex-Governador Ivo Silveira, um dos maiores vultos da cultura local, tinge de orgulho nosso Sodalício, ele que é um dos seus fundadores e o Patrono da Cadeira nº 7 desta Casa do Intelecto.

À personalidade de destaque desta noite, Sr. Gedalvo José dos Passos, o nosso reconhecimento e meritória homenagem pela abnegação e pelo precioso acervo fotográfico no qual, há mais de 40 anos de sua vida, retratou cada recanto desta cidade, registrando, com maestria, acontecimentos políticos e sociais.

Nessa noite memorável, exaltamos o nome desse ilustre cidadão palhocense, que reuniu precioso legado cultural, utilizando-se de uma máquina fotográfica, numa incansável busca de registrar e de expressar toda a beleza de sua terra natal.

Ao nosso homenageado, grande vulto e já consagrado nas linhas da história desse povo, o Prêmio Ivo Silveira de Cultura 2014, escolhido que foi, pela unanimidade dos Membros Efetivos da Academia de Letras de Palhoça.

Convidamos o Sr. Gedalvo José dos Passos a chegar à frente, para receber o Diploma oferecido pelo nosso sodalício e a comenda oferecida pela Câmara Municipal de Palhoça.

Muito obrigada a todos!


Imprimir