Discurso da Acadêmica Neusa Coelho na Manifestação em prol da Casa da Cultura no Centro de Palhoça.

Discurso proferido pela Acadêmica Neusa Maria Bernado Coelho, Titular da Cadeira nº 24 da Academia de Letras de Palhoça, no manifesto em favor da Casa da Cultura no Centro de Palhoça, realizado no dia 19 de setembro de 2017, às 19h00min, na Câmara Municipal de Palhoça - Santa Catarina.

 

Cumprimentando cordialmente o vereador Jean Dias Carneiro idealizador desse manifesto, cumprimento o Exmo. Sr. Presidente e autoridades da mesa, senhoras e senhores, boa noite!

É com satisfação que represento a ALP nesta sessão dedicada ao incentivo da cultura, das letras e da intelectualidade que vem se destacando no município.

A Academia de Letras de Palhoça foi o décimo quinto sodalício fundado em SC, e desde 2003 seu acervo já passou por diversos locais. Detentor de obras raríssimas de ilustres palhocenses, podemos destacar os acadêmicos Déspina Spírides. Boabaid, o ex-governador Ivo Silveira, o ex-vereador, hoje pároco, Manoel Sheimann da Silva, entre outros.

Faz-se necessário um espaço com estrutura onde o compartilhamento de bens literários represente um ganho real ao crescimento humano, social e cultural, promotores da cidadania.

O Prédio da antiga Prefeitura é conjunto arquitetônico do século XIX de imensurável valor histórico/cultural, portanto, temos obrigação de preservá-lo para as futuras gerações, agregando, promovendo e difundindo as manifestações artísticas e culturais do município e deste modo favorecendo o desenvolvimento cultural e social de todos os munícipes.

Muito Obrigada!


Imprimir