João Francisco Vaz Sepetiba

academico
Acadêmico
29/08/1936 - 29/01/2014

Nascimento: 29/08/1936
Naturalidade
E-mail
Título: Advogado e Escritor
Cadeira: 01
Posse: 13/02/2003

José Honório da Costa

patrono
Patrono
1856 - 20/05/1939

Veja também


Biografia

João Francisco Vaz Sepetiba, além de advogado, é professor de Português e foi Revisor de Imprensa na Universidade Federal de Santa Catarina. Também foi redator do Jornal O Estado, de Florianópolis, nos anos 60.

Amigo de longas datas do Dr Paschoal Apóstolo Pítsica, este frequentemente vinha visitá-lo em sua residência, trazendo suas obras para que Sepetiba pudesse vê-las e revisá-las, pois o considerava grande conhecedor da Língua Portuguesa. A retribuição da visita era praxe.

Por essa época, Sepetiba já era Acadêmico da vizinha e recém criada Academia de Letras de Biguaçu, E dentro de pouco tempo, surgiu o convite, por parte de Pítsica, para que João Sepetiba fosse o primeiro presidente da Academia de Letras de Palhoça, por ele idealizada. Ao aceitar o tão honroso convite, João Vaz Sepetiba assumiu a Presidência da ALP, logo após a sua fundação, em 13 de fevereiro de 2003, na qual passou a ocupar, como Acadêmico, a Cadeira nº 01, cujo Patrono escolheu José Honório da Costa.

Infelizmente, por motivos de saúde, no ano seguinte precisou ausentar-se, não mais retornando à Academia. Em seu lugar, assumiu a Presidência, interinamente, o Acadêmico Manoel Scheimann da Silva.


 


Imprimir