Panegírico

 Panegírico em louvor a Zilda Arns Neumann - 25/08/1934 - 12/01/2010.

Por: Neusa Bernado Coelho.

Apresentado no dia 25 de junho de 2019, às 15h00min, na Sede da ALP - Palhoça - SC.

 

“As crianças, quando estão bem cuidadas, são sementes de paz e esperança.

Não existe ser humano mais perfeito, mais justo, mais solidário e sem preconceitos que a criança.” 

                                                                                                                                                                                                                                      Zilda Arns Neumann

É com júbilo e grande entusiasmo que exalto e louvo a minha Patrona da Cadeira número 24, Zilda Arns Neumann. A extensa biografia e trajetória de vida estão registradas em sites da Pastoral da Criança, documentários, livros e na memória de milhões de voluntários pelo mundo todo. Foi a grande musa inspiradora da minha vivência desde 1999, quando implantei a Pastoral da Criança em Palhoça, na Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré.

Compartilho aqui, histórias reais de episódios humanitários de Zilda Arns Neumann, uma verdadeira história de amor, um sonho que se tornou realidade.

Tenho imensurável orgulho e prazer de apresentar a patrona da cadeira n.24, Zilda Arns Neumann, médica missionária, pediatra, sanitarista, Fundadora Nacional e Internacional da Pastoral da Criança. Fundadora da Pastoral da Pessoa Idosa. Representante da CNBB no Conselho Nacional de Saúde.

Falar de Zilda Arns Neumann é um grande desafio, uma mulher culta, empoderada, muito à frente do seu tempo. Teve uma vida regada a fé e dedicação ao próximo. Nasceu em 25 de agosto de 1934, num sobrado em Forquilhinha, sul do estado Santa Catarina, próximo a Criciúma e faleceu em 12 de janeiro de 2010, em Porto Príncipe, no Haiti.

OS ANTEPASSADOS PATERNOS

Os ascendentes de Zilda Arns vieram para o Brasil em 1848, fugindo da guerra e da fome que assolava a Europa. O Império alemão passava por guerras e dificuldades econômicas, os camponeses perderam suas terras, era grande o desemprego. Profundamente religiosos e solidários, marcaram a trajetória de vida de Zilda e por ela, eram lembrados com carinho.[1http://www.academiadeletrasdepalhoca.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=748%3Aneusa-maria-bernado-coelho-panegirico&catid=88&Itemid=59#_ftn2" style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; text-decoration: underline; color: rgb(30, 58, 241);" name="_ftnref2">[2http://www.academiadeletrasdepalhoca.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=748%3Aneusa-maria-bernado-coelho-panegirico&catid=88&Itemid=59#_ftn3" style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; text-decoration: underline; color: rgb(30, 58, 241);" name="_ftnref3">[3http://www.academiadeletrasdepalhoca.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=748%3Aneusa-maria-bernado-coelho-panegirico&catid=88&Itemid=59#_ftn4" style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; text-decoration: underline; color: rgb(30, 58, 241);" name="_ftnref4">[4http://www.academiadeletrasdepalhoca.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=748%3Aneusa-maria-bernado-coelho-panegirico&catid=88&Itemid=59#_ftn5" style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; text-decoration: underline; color: rgb(30, 58, 241);" name="_ftnref5">[5http://www.jws.com.br/2017/08/as-origens-do-arcebispo-dom-paulo-evaristo-arns-falecido-nesta-quarta-feira/" style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; text-decoration: underline; color: rgb(30, 58, 241);">http://www.jws.com.br/2017/08/as-origens-do-arcebispo-dom-paulo-evaristo-arns-falecido-nesta-quarta-feira/

http://www.pastoraldacrianca.org.br/

http://www.pastoraldacrianca.org.br/biografia-dra-zilda

FILME: ZILDA ARNS UMA MULHER DE VALOR

FILME: BIOGRAFIA ZILDA ARNS NEUMANN


 Veja também


Imprimir