Livros

 

PRIMEIRA PUBLICAÇÃO

livro2


1996 – I CONCURSO LITERÁRIO - POESIAS - COLETÂNEA DOS TRABALHOS. Gráfica do TRT12, Florianópolis.

Sinopse

Na verdade, a primeira publicação foi uma miscelânea editada pelo Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, com 25 trabalhos que concorreram no I Concurso Literário de Poesias, promovido pelo órgão. O autor participou com duas poesias: "Cambirela" e "Desabafo de um Aidético"


PRIMEIRO LIVRO 

livro2

1999 – ROCHÃO E A FADA DA ROCHA. Editora Rocha, Florianópolis.

Sinopse

O primeiro livro, publicado no ano de 1999, foi o conto infantil intitulado Rochão e a Fada da Rocha, que obteve sucesso de vendas, logo nos primeiros meses após o lançamento, e a sua primeira edição já está esgotada.

Conta a história de um menino (Rochão) rico e bem educado, que gosta muito de caçar passarinho com sua funda. Certo dia, Rochão entra na mata para realizar mais uma de suas caçadas, e tem uma grande surpresa: depara-se com uma fada que fora transformada em coruja por uma terrível bruxa. De início, leva um susto, mas logo faz amizade com a fada e, juntos, passam a noite inteira, dentro da mata, na tentativa de encontrar o livro de bruxarias da feiticeira, a fim de descobrirem as palavras mágicas para cancelar o feitiço. No fim da noite, conseguem o que buscam: acham o livro de bruxarias, descobrem as palavras mágicas, e a coruja se transforma novamente em fada.

livro2

Nova Edição

2017 - ROCHÃO E A FADA DA ROCHA - 2ª Edição. Editora Livro Postal, Imbituba.

Sinopse

Embora tenham sido substituídas todas as imagens, na parte textual não mudou muita coisa.


SEGUNDO LIVRO 

livro3

2010 – FURADINHO: Fragmentos de sua história. Editora da UFSC, Florianópolis.

Sinopse

O segundo livro chama-se FURADINHO: Fragmentos de sua história. Como o próprio nome já diz, trata-se de um livro histórico sobre o bairro palhocense Furadinho, e também sobre o balneário do Pontal. Com um total de 505 páginas e ilustrado com 352 imagens gráficas, o livro foi lançado no dia 31 de julho de 2010. Este livro é fruto de mais de seis anos de pesquisas, cujo início se deu no dia 8 de abril de 2000, e só terminou em 31 de dezembro de 2006.

O propósito da obra foi trazer à tona os fatos históricos mais marcantes e de suma importância para a localidade, como, por exemplo, a origem do nome “Furadinho”; o desastre aéreo no Cambirela; o primeiro escritor e homem público; a chegada da energia elétrica; a construção da estrada estadual e da BR-101; a primeira capela; a primeira escola; o primeiro professor; a fase áurea dos engenhos e sua extinção; e tantos outros.

Trata-se de um legado que o autor deixa para a posteridade e se constitui numa parcela do tributo devido à sua terra, por ter parido e acolhido um filho que eternamente lhe será grato.


TERCEIRO LIVRO 

livro tiberinho

2012 – O Azarado Tiberinho e Outros Contos. Editora Tribo da Ilha, Florianópolis.

Sinopse

Tiberinho, personagem central da primeira parte dessa trama literária, é um “manezinho da ilha” que, desde os primeiros dias de vida, convive com a falta de sorte. O menino cresce, vira pescador, agricultor, recenseador... mas sua trajetória de vida é marcada mesmo por inúmeras trapalhadas que evidenciam a temível sina do azar.São onze contos em que o autor narra as peripécias e os infortúnios do personagem, lançando mão do linguajar típico da Ilha de Santa Catarina.

A segunda parte do livro, composta por outros seis contos, são relatos de fatos verídicos do cotidiano local, que foram sutilmente ornamentados para dar-lhes um caráter fictício e jocoso.

O Azarado Tiberinho e Outros Contos é leitura divertida e fascinante, de grande valia para os que querem conhecer um pouco mais do falar "manezês".


QUARTO LIVRO 

livro tiberinho

2020 – O Bicho Vai Pegar. Rocha Soluções Gráficas, Palhoça/SC.

Sinopse

Livro de Contos, todos inspirados em "fatos" do cotidiano palhocense e mesclados no verídico com o imaginário, astutamente dosados com pitadas de humor, a maioria envolvendo animais em suas tramas. 


QUINTO LIVRO

Capa Pasquins

2022 – Pasquins. Rocha Soluções Gráficas, Palhoça/SC.

Sinopse

Neste novo livro, o autor apresenta uma coleção de quinze pasquins, escritos entre os anos de 1998 e 2018, todos inspirados em fatos reais, retratando vivências cotidianas. Muitos desses assuntos foram colhidos no seio familiar, ou retirados de outros ambientes, notadamente, no campo do lazer e entretenimento.


Veja também


Imprimir