Joomla

EVENTOS LITERÁRIOS E SOCIAIS


Sessão de Saudades a Vilson Mendes

A Academia de Letras de Palhoça esteve representada, pela acadêmica Sônia Terezinha Ripoll Lopes, Diretora de Relações Institucionais, na Sessão de Saudades em homenagem a Vilson Mendes, ex-presidente da Academia Desterrense de Letras, realizada no dia 25 de junho de 2010, às 19h30min, na Biblioteca Barreiros Filho, no Estreito, Florianópolis. Na oportunidade, aconteceu também a apresentação do Panegírico pelo acadêmico Leno Saraiva Caldas, titular da Cadeira nº 25 daquela Academia, em louvor ao seu Patrono, Álvaro Augusto de Carvalho.

Dia Municipal do Escritor de Florianópolis

Durante as festividades do Dia Municipal do Escritor de Florianópolis, comemorado em 07/07/2010, a Academia de Letras de Palhoça esteve representada pelos acadêmicos Sônia Terezinha Ripoll Lopes, Diretora de Relações Institucionais, e Rudney Otto Pfutzenreuter, Diretor Geral. O evento, promovido pela Academia Desterrense de Letras, aconteceu na Câmara Municipal de Florianópolis, e premiou com o troféu Vilson Mendes de Cultura, o escritor Doutor Oswaldo Ferreira de Melo.

Panegírico de Maura Soares

Por ocasião da sessão solene de apresentação do Panegírico da acadêmica Maura Soares, da Academia Desterrense de Letras, em louvor à Patrona Maura de Sena Pereira, a Academia de Letras de Palhoça esteve representada pela acadêmica Sônia Terezinha Ripoll Lopes, Diretora de Relações Institucionais. A solenidade aconteceu no dia 30 de julho de 2010, às 19 horas, na Biblioteca Barreiros Filho, no Estreito, Florianópolis.

Posse de José Silveira

No dia 18 de setembro de 2010, às 18 horas, tomou posse na Academia Santoamarense de Letras, o acadêmico José Silveira, com mandato previsto para o biênio 2010/2012. Na ocasião, a Academia de Letras de Palhoça esteve representada pela acadêmica Sônia Terezinha Ripoll Lopes, Diretora de Relações Institucionais. O evento aconteceu nas instalações da Casa da Banda, em Santo Amaro da Imperatriz.

Entrevista com Artêmio Zanon

As acadêmicas Sônia Terezinha Ripoll Lopes e Milka Lorena Plaza Carvajal estiveram reunidas com o acadêmico Artêmio Zanon, Presidente da Academia São José de Letras, em entrevista para a produção de texto literário, a ser publicado no boletim Flor de Lis, da Academia de Letras de Palhoça. A reunião aconteceu no dia 2 de setembro de 2010, na livraria Livros e Livros, em Florianópolis.

Posse de César Luiz Pasold no IASC

Na última quinta-feira, dia 4 de novembro de 2010, às 18 horas, na Sede da OAB de Florianópolis, a ALP se fez presente na cerimônia de posse da Diretoria Executiva do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC), pelo acadêmico, Dr José Isaac Pilati (Presidente da ALP, atualmente licenciado do cargo) e sua Diretora de Relações Institucionais, Sonia Terezinha Ripoll Lopes. O confrade, Dr Cesar Luiz Pasold, titular da Cadeira nº 4 desta Academia de Letras, ocupou a tribuna, como orador, sendo bastante aplaudido.

Ensaio teatral na Escola Irmã Maria Tereza

No dia 4 de novembro de 2010, às 13 horas, as acadêmicas Sonia Ripoll e Therezinha Cacilda participaram, juntamente com o professor Edmilson e um grupo de alunos da Escola de Ensino Básico Irmã Maria Teresa, em Palhoça, de um ensaio da peça teatral “Além do Horizonte”, de autoria de Therezinha Cacilda, com textos e diálogos de Sonia Ripoll, que será apresentada no mês de dezembro próximo, durante as festividades da Semana da Consciência Negra de Palhoça.

Lançamento do livro de Marcos João de Matos

A Academia de Letras de Palhoça esteve presente na solenidade de lançamento do livro "Barra do Aririú como você nunca viu", do escritor palhocense Marcos João de Matos, realizada no dia 2 de outubro de 2010, às 20 horas, nas dependências do Conselho Comunitário da Barra do Aririú, em Palhoça. A representação coube ao acadêmico Rudney Otto Pfutzenreuter, Diretor Geral da ALP, a pedido do Presidente.

ALP na 25ª Feira do Livro de Florianópolis

No dia 08/11/2010, a ALP esteve representada na 25ª Feira do Livro de Florianópolis, pelas acadêmicas Therezinha Cacilda Monteiro Mann e Sônia Terezinha Ripoll Lopes. Como seus convidados estiveram Celso de Souza, professor e poeta (CAIC); Francisco Passos Braga, escritor (ALIFLOR); e Osmarina Maria de Souza (ADL, ASJL, ABL E AAL).
No dia seguinte, o acadêmico Antônio Manoel da Silva, o Biéli, fez o lançamento do seu terceiro livro, intitulado FURADINHO: Fragmentos de sua história, ocasião em que concedeu entrevista à rádio da Feira, sob o comando do comunicador Julião Ayrton Ribas Goulart, da Rádio Cultura, de Florianópolis, também acadêmico da ALP.

Concurso de Oratória na Escola Irmã Maria Tereza

Ainda no dia 08/11/2010, a acadêmica Sônia Terezinha Ripoll Lopes participou, como jurada, do Concurso de Oratória, promovido pela Escola de Educação Básica Irmã Maria Tereza, na Ponte do Imaruim, em Palhoça. Na oportunidade também recitou algumas poesias.

Posse na Academia Desterrense de Letras

A Academia Desterrense de Letras realizou solenidade em comemoração ao aniversário de Cruz e Souza; posse das novas acadêmicas Heralda Victor e Sandra Regina; e encerramento do ano acadêmico. O evento aconteceu no dia 24 de novembro de 2010, às 19 horas, na Biblioteca Barreiros Filho – Estreito – Florianópolis. Na ocasião esteve presente a acadêmica Sônia Terezinha Ripoll Lopes, Diretora de Relações Institucionais da ALP.

Posse na Academia de Letras e Artes

Sônia Ripoll, Diretora de Relações Institucionais da ALP, esteve presente na solenidade de posse dos novos acadêmicos, promovido pela Academia de Letras de Artes, de Florianópolis, realizado no dia 3 de dezembro de 2010, no auditório da Fecomércio, no centro da Capital.
Na ocasião, foram empossados como membros efetivos, Rosa de Souza, Luiz Eduardo e Douglas Roberto Speckhahn.
Entre os convidados, estava a Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade Municipal de Palhoça, professora Luzinete Luz Carpin, também acadêmica da ACLA.

56ª Feira do Livro de Porto Alegre 

A 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, realizada de 29/10/2010 a 15/11/2010, teve a participação do escritor Catarinense Paulo Leonardo Medeiros Vieira, com a obra "DEUS NO BANCO DOS RÉUS". A acadêmica Vanilda, da ALP, esteve presente com seu esposo João Alfredo Medeiros Vieira, acadêmico da Academia Catarinense de Letras.

Jantar de Fim de Ano, Eleição e Posse

A Academia de Letras de Palhoça encerrou, na noite de 09/12/2010, as suas atividades relativas ao ano de 2010, com um jantar de confraternização de final de ano, entre os seus membros. O evento aconteceu no restaurante Lindacap, em Florianópolis, e contou, também, com a presença de familiares e amigos dos acadêmicos.
Na oportunidade, foi realizada a brincadeira do “Amigo Secreto”, seguida de recitação de poesias.
O encontro serviu, ainda, para a eleição e posse da nova Presidente da ALP, a acadêmica Sônia Terezinha Ripoll Lopes, que conduzirá seu mandato por um ano, quando então será aberto novo processo eleitoral para o mais alto cargo da Academia de Letras de Palhoça, conforme estabelecido em Estatuto.

Lançamento do livro Último Refúgio

Aconteceu no dia 14 de dezembro de 2010, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o lançamento do livro Último Refúgio, um romance escrito pela acadêmica Therezinha Cacilda Monteiro Mann. A Academia de Letras de Palhoça esteve representada no evento pelos acadêmicos, Sônia Ripoll, Milka Carvajal e Juliano Goulart.


Voltar

 
Parceiros
Banner
Banner
Seja nosso parceiro. ***Anuncie aqui.*** Fone:(48) 99968-4695