Discurso de Sonia Ripoll nos 18 anos de fundação da ALP

Discurso da Acadêmica Sonia Ripoll, na condição de Presidente da ALP, por ocasião dos 18 anos de fundação da Academia de Letras de Palhoça, ocorrido no dia 13 de fevereiro de 2021, mas comemorado em 20 de fevereiro de 2021, em sua Residência, no bairro Pedra Branca - Palhoça - SC.

Caros Acadêmicos e Caras Acadêmicas,

No dia 17 de dezembro de 2009, juntamente com mais dez acadêmicos, fui empossada nesse Sodalício, durante a presidência do ilustre acadêmico Manoel Scheimman da Silva. Em fevereiro de 2010, eu fui eleita Diretora de Relações Institucionais e, em 2011, assumi sua presidência. De lá para cá, grande parte dos meus dias foram dedicados ao labor e ao imenso desejo de ver minha academia se destacar no cenário cultural catarinense. Continuo na sua presidência até os dias atuais, com o mesmo orgulho e a mesma vontade de vê-la brilhar, cada vez mais, para a alegria de todos os seus acadêmicos.

Não poderia deixar de citar, nesse momento de júbilo, o seu idealizador e Presidente de Honra, o saudoso Dr Paschoal Apóstolo Pítsica, que também sonhava em ver triunfar a nova Casa Cultural que florescia, em 13 de fevereiro de 2003. A esse incansável batalhador das Letras, as nossas orações e o nosso eterno reconhecimento.

Aos acadêmicos fundadores, Manoel Scheimman da Silva, José Isaac Pilati, César Luiz Pasold, Vanilda Tenffen Vieira, Déspina Boabaid, João Francisco Sepetiba, Zelka Sepetiba, Liene Collaço Paulo e Carmem Maria de Lima, nossa gratidão por tão notável ação: Entregar ao povo catarinense, a mais nova Casa do Saber, a Academia de Letras de Palhoça.

Quanta honra para mim, poder comandar seus passos durante tantos anos, sempre acompanhada dos meus fiéis assessores de diretoria. Enfrentamos dificuldades sim, porém, todas contornadas e guiadas pela sabedoria do bem querer e pelo incessante empenho em tornar seus dias plenos de realizações.

A todos os acadêmicos que compõem o quadro de Membros Efetivos desse Sodalício, a minha gratidão por seguirmos irmanados nessa jornada cultural, na busca da concretização de nobres objetivos. Minha homenagem é também para cada um de vocês que constituem o sustentáculo da ALP.

Com as utilidades públicas municipal, estadual e federal, seguimos em frente com galhardia, defendendo com afinco as cores da nossa bandeira, honrando nosso Estatuto em prol da Literatura catarinense.

Salve ALP! Parabéns pelo teu Dia!                                              

O brilho que de ti emana, nem o astro-rei consegue ofuscar com seus fulgores. A imensa glória que teus feitos encerra, no tempo jamais se extinguirá. Por fim, um sopro de energias benfazejas, fará cintilar tua aura exuberante, nas linhas que teus nobres escritores deixam gravadas nos anais da nossa história.

  Salve ALP! És grande, és promissora, és o Templo do Saber!

  Muito obrigada!


Imprimir