Discurso da Acadêmica Sonia Ripoll na Sessão Solene de Entrega do Prêmio Ivo Silveira de Cultura 2011.

Discurso proferido pela Acadêmica Sonia Ripoll, na condição de Presidente da Academia de Letras de Palhoça, realizado no dia 19 de abril de 2011, às 20h00min, no Plenário da Câmara Municipal de Palhoça – Santa Catarina, conduzindo os trabalhos da Sessão Solene de Entrega do Prêmio Ivo Silveira de Cultura.

Exmo Sr Presidente da Câmara Municipal de Palhoça, vereador Otávio Marcelino Martins Filho, excelentíssimo Sr Ronério Heiderscheidt, prefeito municipal, excelentíssima Sra Dirce Heiderscheidt, deputada estadual, excelentíssimo Sr Paulo Bauer, Senador da República por Santa catarina, demais autoridades que compõem a mesa, acadêmicos, familiares do Dr Ivo Silveira e do escritor Claudir Silveira, senhoras, senhores e convidados, boa noite.

A Lei Nº 3.293, de 19 de maio de 2010, estabeleceu o dia 13 de fevereiro, como o Dia Municipal do Escritor em Palhoça, instituindo o Prêmio Ivo Silveira de Cultura, que será oferecido, anualmente, a um escritor ou artista que tenha se destacado na cultura do Município.

Agradecemos aos vereadores, Nazareno Setembrino Martins, Leonel José Pereira e demais membros desta casa, por permanecerem do nosso lado, nesta importante conquista que, em muito, contribuiu para o desenvolvimento cultural de Palhoça.

É com imensa alegria e satisfação que a Academia de Letras de Palhoça participa desta Sessão Solene, para conferir, in memoriam O Prêmio Ivo Silveira de Cultura de 2011, com justiça, ao escritor e historiador palhocense, Claudir Silveira, pelo relevante trabalho cultural desenvolvido nesse Município.

Claudir Silveira, em sua vasta obra, com sabedoria e profundo reconhecimento, descreveu, divulgou e exaltou a história de Palhoça, passando os últimos trinta anos de sua existência, colhendo materiais e informações para que pudesse organizar um trabalho nas dimensões do merecimento, carinho e orgulho que sempre dispensou a  esta terra.

Claudir Silveira e Dr Ivo Silveira, Patrono da Cadeira Nº 7 da Academia de Letras de Palhoça, realmente, dois filhos ilustres desse Município.

Muito Obrigada!


Imprimir