Discurso do Acadêmico Antônio Manoel, o Biéli, como Presidente da ALP.

Discurso do Acadêmico Antônio Manoel da Silva, o Biéli, Titular da Cadeira nº 17 da Academia de Letras de Palhoça, durante a sua eleição e posse como Presidente da Academia de Letras de Palhoça, realizada no dia 23 de novembro de 2015, às 20h00min, no hotel Heinz, Ponte do Imaruim - Palhoça – Santa Catarina.

 

Meus cumprimentos a todos os meus Pares na Academia de Letras de Palhoça; aos amigos e familiares aqui presentes.

 

Senhoras e Senhores, Boa noite!

 

Gostaria primeiramente de agradecer aos Confrades e Confreiras que votaram em mim, e dizer que estou muito contente em saber que fui democraticamente escolhido para ser o Presidente da Academia de Letras de Palhoça, para um mandato de dois anos, isto é, até dezembro de 2017, quando então será realizada nova eleição de chapa completa para o biênio 2018/2019.

Todos nós, hoje à noite, sejamos vencedores ou vencidos pelo voto, vivenciamos uma das mais maravilhosas heranças deixadas pelo povo grego, e conquistada por muitos povos, que se chama democracia. E onde há democracia, senhoras e senhores, não existe perdedores, porquanto o próprio processo democrático, em si, já traz implícita a essência da vitória, em que a liberdade é exercida com plenitude.

Somos um ser uno representativo de uma classe nobre, de um sodalício de cultura e saber, e como tal, devemos sempre dirigir nossas ações sobre os trilhos da razão e da serenidade, buscando, sempre que possível, novos conhecimentos e aprimorando-os no exercício de ações reais e concretas em favor da sociedade.

O momento sugere, mais do que nunca, que unamos forças para elevar, cada vez mais, o nome da Colenda Academia de Letras de Palhoça, tornando-a profícua e participativa para toda a sociedade palhocense, que certamente a colocará no mais alto pedestal a que merece.

Sei que a alegria deste momento tão sublime, de estar assumindo a Presidência de tão importante instituição literária, com toda a certeza será equitativamente proporcional ao peso das responsabilidades que daí advirão, com as quais prometo honrá-las, e, sempre que possível, espero poder dividi-las com todos vocês.

Agora, porém, como novo mandatário eleito, e com o Ano Novo que se avizinha, é grande o meu entusiasmo de, juntos, elaborarmos alguns projetos importantes para a ALP. Todavia, sabemos que o sucesso desta empreitada estará totalmente dependente da participação coletiva, e que, embora a viabilidade e implementação de alguns seja possível, difícil será dizer se todos serão efetivamente executados. Por isso, conto com a colaboração de toda a Diretoria Executiva, e o empenho dos demais Membros Efetivos que integram o corpo acadêmico da ALP.

Muito Obrigado!


Imprimir