Discurso do Acadêmico José Pilati em favor dos Deputados Edison Andrino e Renato Hinning.

Discurso proferido pelo Acadêmico José Isaac Pilati, Titular da Academia de Letras de Palhoça, na Solenidade de Entrega de Diploma e Homenagem aos Deputados Edison Adrião Andrino de Oliveira e Renato Hinning, realizada no dia 28 de setembro de 2012, no Auditório da Biblioteca Pública Municipal Professor Francisco Barreiros Filho – Estreito – Florianópolis – Santa Catarina

 

Excelentíssima senhora Presidente da Academia de Letras de Palhoça Escritora Sônia Terezinha Ripoll Lopes; Excelentíssima Senhora Eloá Paschoal Pítsica, viúva de Paschoal Apóstolo Pítsica; Excelentíssimos Presidentes das coirmãs que abrilhantam a Mesa dos Trabalhos; demais autoridades; Excelentíssimos homenageados desta noite Deputados Edison Adrião Andrino de Oliveira e Renato Hinnig; ilustríssima confreira Altamira Harger Iahn que hoje apresenta o Panegírico a Agenor Neves Marques, Patro           no da sua Cadeira nº 15 de nosso Sodalício; ilustres Confrades e Confreiras; senhoras e senhores.

 

            A imortalidade que uma Academia de Letras iubet et constituitdetermina e constitui, como expressavam as leis romanas referidas por Gaio nas suas Institutas – é antes de tudo a consagração perene das obras, das boas obras. E em via de conseqüência, é um decreto da Memória Acadêmica, dispensado como um remédio contra a ingratidão, contra as injustiças da memória humana, tão falível, tão perecível, tão lastimável perante a inexorabilidade da nossa condição de seres mortais e transitórios. 

            Nesse âmbito, das boas obras em prol da cultura e contra o olvido do tempo, desponta o mecenato, o auxílio desinteressado às letras e às artes; mecenas é um termo cunhado em face do nome de um Conselheiro do Imperador Otávio Augusto: Caio Mecenas, que viveu entre os anos de 68 e 8 a.C., Mecenas destacou-se como protetor das letras, ciências e artes, da Roma Antiga e para sempre. De lá até hoje, a arte e o belo contam com os seus mecenas, pessoas que tem o perfil dos nossos homenageados desta noite.

            A Academia de Letras de Palhoça, fundada por Paschoal Apóstolo Pítsica em 13 de fevereiro de 2003, é uma jovem Academia, conduzida por uma devotada Presidente; sua força institucional vem da produção dos seus Acadêmicos e do mecenato de Palhoça, que a obsequiou entre outras coisas com instituição do “13 de Fevereiro”, como dia Municipal do Escritor, e o Prêmio Ivo Silveira de Cultura concedido todos os anos pelo Sodalício, por força, justamente, da Lei 354/2010 do Município.

            Mais recentemente, pela lei municipal 3.247 de dois de março de 2011; e graças ao empenho dos Vereadores Nazareno Setembrino Martins e Leonel Pereira, aos quais os confrades seremos eternamente gratos, a Academia de Letras de Palhoça logrou a declaração de Utilidade Pública Municipal. Foi uma lei que abriu caminho, definitivamente, à presença oficial da nossa instituição nas atividades e nos desígnios orçamentários do Município de Palhoça; e abriu caminho também para esta nova conquista que estamos a comemorar.  

Hoje, a Casa Paschoal Apostolo Pítsica foi instalada para determinar e constituir na memória perene do Sodalício duas importantes ações: o panegírico de Altamira Harger Iahn ao Patrono da Cadeira n. 15 Agenor Neves Marques; e este preito de homenagem e gratidão aos nossos mecenas aqui presentes, Deputados Edison Adrião Andrino de Oliveira e Renato Hinning, responsáveis pela recente vitória de nossa Academia, que foi a obtenção da declaração de Utilidade Pública Estadual, pela Lei n. 15.886 de 10 de agosto de 2012.

O Deputado Renato Hinnig, egresso da Escola Superior de Administração e Gerência – ESAG; funcionário de carreira da Secretaria Estadual da Fazenda, onde ocupou os mais altos cargos; Presidente estadual da Fundação Ulysses Guimarães, e atualmente Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, tem sido incansável na luta pela causa pública, o que lhe valeu o respeito e admiração de todo o Sodalício e especialmente da nossa Diretoria, que recorreu a Sua Excelência, e hoje agradece o fato e homenageia a pessoa.

O Deputado Edison Adrião Andrino de Oliveira é um político consagrado por diversos pleitos, tendo sido Vereador, Prefeito de Florianópolis, Deputado Estadual, Deputado Federal, além de fundador histórico do MDB. Sempre se destaca na defesa dos interesses de Florianópolis, do Estado e do Brasil. Em 2005 o IHGSC outorgou-lhe comenda do Mérito por sua liderança na defesa dos Municípios e proprietários de terras em ilhas do Brasil, em face da vitória final que obteve com a EC 46/05, que afastou definitivamente a ameaça de perda de direitos pelos brasileiros que são ilhéus. 

Os nossos Anais vão guardar para sempre, a testemunhar a todas as gerações a nossa gratidão perpétua a Vossas Excelências, nobres Deputados. Mas neste momento, transborda a nossa gratidão no mais sincero agradecimento, pelo que fizeram pela Academia de Letras de Palhoça. E mais. Por nos terem distinguido e abrilhantado com a presença, juntamente com as demais autoridades e convidados, os nossos trabalhos, sob a égide da Casa Paschoal Apóstolo Pítsica, e a bênção de Eloá Paschoal Pítsica.

            Muito obrigado!


Imprimir