Discurso do Acadêmico José Pilati no lançamento do Boletim Flor de Liz.

Discurso proferido pelo Acadêmico José Isaac Pilati, Titular da Cadeira nº 09 da Academia de Letras de Palhoça, no lançamento oficial do Boletim Flor de Liz da ALP, em 27 de agosto de 2011, durante a programação da Feira do Livro de Palhoça.

 

Senhoras e senhores,

 

Fundada em 13 de fevereiro de 2003 por Paschoal Apóstolo Pítsica, seu insigne e imortal Patrono, a Academia de Letras de Palhoça vem ocupando seu espaço na constelação das congêneres do Estado, no universo brasileiro, passo a passo, gesto a gesto, para orgulho de sua comunidade e entusiasmo dos próprios confrades do Sodalício que se perpetua.

A Academia já tem rito próprio, intitulado Casa Paschoal Apóstolo; possui bandeira e o próprio hino; é acessada no mundo inteiro em seu concorrido site na internet; comemora o dia do Escritor em Palhoça, e todos os anos entrega a comenda Ivo Silveira de Cultura. E hoje, reconhecida de utilidade pública por lei municipal, lança o seu Boletim oficial, o Flor de Lis.

Flor de Lis foi o nome escolhido, retirado que foi do próprio Brasão da Academia, pelo ex-Presidente Manoel Sheimann da Silva; Brasão que ele mesmo buscara antes, no Símbolo real da Pátria Mãe de Portugal – berço do nosso idioma – e aqui em Palhoça no manto da imagem do padroeiro Senhor Bom Jesus de Nazaré, fonte de todos os consolos espirituais.

Eis que se dá a conhecer o nosso arauto, o portador de nossas notícias e de nossas produções acadêmicas: corpo de flor na simplicidade; beleza na missão que civicamente exercerá entre nós; alma primaveril de renovação e viço no calendário cultural. Dir-lhe-ia Cruz e Souza: Tem teu nome a estranha graça/de uma galga verde, estranha/... mas, com as asas das aves.

Cumprimentos a todos, mas com destaque à Acadêmica Milka Lorena Plaza Carbajal, que presidiu a Comissão; à dinâmica Presidente Sônia Terezinha Ripoll Lopes, que materializa, em sua gestão, o antigo sonho do Boletim, sonho que vinha das primeiras diretorias da ALP. Eis o nosso: Flor de Lis! Na Feira do Livro, aos olhos de todos e no alto do nosso orgulho.

Parabéns e muito obrigado!


Imprimir