Livros

 


PRIMEIRO LIVRO 

livro2

2015– Relações Complexas. Editora Tribo da Ilha, Florianópolis.

Sinopse

Nas poesias contidas no título “Relações Complexas” o autor procura discorrer, de forma mais ou menos cronológica, sobre as alegrias e dificuldades no relacionamento a dois.

Sua vida de casado, que já perdura por quase quarenta anos, é o ponto de partida e que dá embasamento a esse seu trabalho. No entender de Ney Santos a vida é uma escola e, como tal, nos ensina continuamente. Transpor uma parcela desse aprendizado para as poesias acaba se tornando um hábito quase automático e, frequentemente, involuntário.

O estilo de seus escritos é bastante variado, tendendo mais à “poesia livre”, às vezes aproximando-se de um haicai, “És tão linda/ Mais linda/ Quando me diz/ Oi...”, em outras ocasiões utilizando-se de rimas para expressar seus sentimentos. É o caso de “Toque puro”: “Quero tocar teu corpo inteiro/ Num toque puro/ Mas verdadeiro”

Os textos que compõe esta obra procuram determinar uma linha evolutiva temporal, no já citado relacionamento, finalizando com “A chave do desejo” em que o autor expressa sua confiança no sempre possível – e difícil – recomeço.


SEGUNDO LIVRO livro3

2016 - Medos e Absurdos. Editora Tribo da Ilha, Florianópolis.

Sinopse

Este livro intercala prosa e poesia, abordando temas como: religião, morte, hipocrisia, meio-ambiente, ecologia, guerras e corrupção. Tudo coroado pela esperança em dias melhores e no bom-senso do ser humano.


TERCEIRO LIVRO 

livro tiberinho

2018 - Pedras no Caminho. Editora Tribo da Ilha, Florianópolis.

Sinopse

Em Pedras no Caminho o seu autor, Ney Santos, leva a termo a sua proposição, lá do ano de 2015, de uma espécie de trilogia que seria composta por três livros: o de número um “Relações Complexas”, lançado em 2015, o segundo “Medos e Absurdos”, em 2016 e este, que leva o número três “Pedras no Caminho”, todos pela Editora Tribo da Ilha, de Florianópolis.

Este último trata justamente dos obstáculos que a vida nos impõem e a forma como, do seu ponto de vista particular, podem ser transpostos. A obra, composta de prosa e poesia, tem início quando Ney Santos, aos dezoito anos de idade, consegue – meio aos trancos – o seu 1º emprego realmente formal, na área de projetos de engenharia, na qual labuta (em escritório próprio, paralelamente à atividade literária) até os dias de hoje e termina com o texto “Um Homem Feliz”, numa mensagem positiva de que simplesmente acordar todos os dias já é o maior presente que podemos receber. A partir daí torna-se mais fácil superar as dificuldades diárias que, sabemos, são muitas e que, no final das contas, cabe a cada um descobrir uma forma tradicional ou inovadora para resolvê-las.


QUARTO LIVRO livro tiberinho

2020 - Vida Nova. Editora Juca Palha, Florianópolis.

Sinopse

Em “Vida Nova”, publicado em 2020, pela Editora Juca Palha – São José, durante a pandemia que grassa no planeta, mas escrito antes do início da quarentena à qual fomos submetidos, o autor Ney Santos, procura mostrar que é possível transformarmos situações adversas em proveitosas ou, pelos menos, não danosas. A perda do emprego pode fazer o desempregado mudar para melhor a sua vida trabalhando em uma atividade totalmente diferente da anterior, um acidente de carro ou moto pode nos permitir uma revisão nas nossas atitudes forçando-nos, talvez, a tentar um novo empreendimento. Uma nova vida pode decorrer de um encontro casual, de uma conversa com um amigo, parente ou professor que há muito não víamos. Uma nova vida pode nos ser dada a partir do apoio de outrem à busca da nossa vocação.


QUINTO LIVRO livro tiberinho

2023 - Não me atazana, ATANÁSIO Editora tão-LIVRO, Palhoça-SC.

Sinopse

Não me atazana, ATANÁSIO! É o novo livro do escritor Ney Santos, composto por contos e crônicas, com personagens diversos, cada um enfrentando a vida à sua maneira. Atanásio, que dá título à publicação, é um eterno otimista, sempre fazendo piada de tudo. Isso lhe causa diversos problemas, especialmente com sua esposa, que não consegue entender esse jeito do marido agir e costuma fazer um trocadilho com o nome dele: Não me atazana, Atanásio!

Outros personagens são: José Bemfalante, com suas ideias criativas; a impertinente Dona Maria; a conformada Dona Sebastiana; o elegante piloto de acrobacias aéreas, entre outros e crônicas do cotidiano, já que Ney Santos se autodenomina mais um “falador” do que escritor, encontrando por onde anda, fatos e pessoas pitorescas, que transporta para as páginas dos seus escritos.

Por esses e outros motivos, Não me atazana, Atanásio! torna-se uma leitura leve, fácil e agradável.


Veja também


Imprimir