Discurso de posse

 

 DISCURSO DE POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS DE PALHOÇA, EM 09/05/2016

ACADÊMICA: VERA REGINA DA SILVA DE BARCELLOS

Cumprimento à mesa aqui composta e presidida pelo Presidente da Academia de Letras de Palhoça, Sr. Antonio Manoel da Silva, autoridades aqui presentes, caros acadêmicos, confrades e confreiras, merecedores do Prêmio Ivo Silveira de Cultura e do Certificado Incentivador da Cultura, amigos, familiares e simpatizantes das letras catarinense.

É com muita honra que tomo posse hoje nesta magnífica e pujante Casa Literária, Academia de Letras de Palhoça.

Agradeço primeiramente a Deus por ter me presenteado com o dom da criatividade, aos meus pais, Adi Catarinense da Silva e Valsilvia Maciel da Silva por me instruírem nas primeiras letras e por serem incentivadores e presentes, no decorrer de toda a minha caminhada literária e profissional.

Agradeço a todos os meus familiares, por me aplaudirem todas as minhas manifestações culturais.

Fui convidada a participar desta Casa Acadêmica em 2015, quando da Presidência da Sra. Sonia Ripoll, que com sua personalidade altiva, alegre e contagiante, muito me estimulou a participar desta Casa Literária.

Encontrávamo-nos em atividades solenes nas academias de letras nas quais participo e desta pujante caminhada, nos tornamos grandes amigas. Muito obrigada querida Sonia pela sua contagiante amizade, muito tenho que aprender contigo.

E hoje aqui estou feliz, por participar desta ilustre Academia de Letras, ativa em suas produções literárias e na participação constante de todos os membros acadêmicos.

Falarei algumas linhas de minha patrona, a escritora Tatiana Belinky, que muito me impressionou pela sua produção literária, na qual tenho muito a quem me espelhar.

Tatiana Belinky nasceu em Petrogrado á 18 de março de 1919 e faleceu em 15 de junho de 2013, aos 94 anos de idade. É autora de mais de 250 livros voltados para o público infanto-juvenil. Nascida na Rússia, ela chegou ao Brasil com dez anos de idade. Sempre atuante em diversos jornais e revistas, por onde andou registrou com orgulho e eficiência as letras, especialmente para o público infanto-juvenil.

Seu currículo é extenso e magnífico, recebeu muitos e significativos prêmios no decorrer de seu viver literário e cultural.

Tatiana Belinky deixou á todos nós a beleza de ser escritora, percorreu caminhos inusitados e desabrochou nos píncaros deliciosos das ideias, da beleza, da paixão,

Mas alguns fatos, no viver literário de Tatiana Belinky, apresentarei quando da feita do meu panegírico.                Como sabemos, o literato é a expressão maior  doenlaces e desenlaces, enfim deixando também no coração das crianças o triunfo e a natureza inocente da calidez de futuros escritores.das  sensibilidade, porque no jogo inteligente das palavras, faz com que voe pensamentos para raciocínios tão diferentes e divertidos. Ele cria imagens que só seu espírito vê. Faz ligações entre coisas e fatos que nenhum outro, talvez possa criar. Ele está conectado com sua percepção.

É preciso fazer com que seus apelos nascem do interior, das profundezas do ser, encontrem eco na mente consciente e faça-se ouvir: mostre sua natureza mais íntima. É o momento de encontro com suas verdades mais profundas.

E é assim caros colegas, confrades e confreiras em uma expressão cálida quando a força interior toca de mansinho nossa alma e canta a mais bela canção em surdina do nosso coração, chegamos à conclusão que todos nós somos poetas, sejam nas lágrimas, observando a natureza, se encantando com um sorriso de crianças, o afago de um amigo querido, na tristeza e na superação das dificuldades da vida, na roda circundante das fortunas, no correr do dia a dia, na beleza e na sabedoria dos cabelos brancos dos nossos idosos, tão queridos, e aos muitos que daqui já partiram aos jardins de Deus. Tudo isto é poesia e encheríamos laudas e laudas com a beleza de ser Simplesmente Poeta.

Muito obrigada!


 Veja também


Imprimir