Livros

 

PRIMEIRO LIVRO 

livro2

2014 – ANSEIOS -Editora papa Livro, Florianópolis.

Sinopse

Anseios é o meu primeiro livro, publicado no ano de 2014.

Foi dividido em quatro partes. A primeira parte fala sobre “sentimentos”. Com 27 poemas para refletir. São as tristuras e frustrações vivenciadas durante um longo período de uma vida.

É o anexo de poemas escritos a alguns tempos atrás. Desde 1980 venho rabiscando em versos, assuntos que tocavam em minha sensibilidade. Pelo que consto agora, nada mudou. Ou melhor, alguma coisa piorou.

Na segunda parte intitulada “protesto I”, está escrito em nove poemas, no qual descreve a mãe natureza como a vilã dos algozes seres pensadores. O meio ambiente não é respeitado com sabedoria e dignidade. Não importando o resultado que essa intromissão pode causar.

Na terceira parte intitulada “protesto II”, escrita em 18 poemas, fala sobre as incoerências dos seres humanos, dos que estão no poder até os mais simples servidores. Fala da intolerância e da má vontade de resolver os problemas. É a cidadania e a política em questão.

A quarta parte revela conversas do pessoal que mora em uma região protagonizada como “Grotão do escorrega” revela o poder através de conversa entre cidadãos simples e humildes, de sotaques interioranos e semi-analfabetos em um bar qualquer da esquina que nas suas ingenuidades trazem assuntos culminantes com que está passando em rede nacional. Revela também o sofrimento, a humildade, decepções, angustias, ousadias, emoções, ironias, etc., tudo com base na esperança.


SEGUNDO LIVRO 

livro3


2015 – Fervilhando. Editora Papa Livro, Florianópolis.

Sinopse

Fervilhando é livro escrito em poemas, publicado no ano de 2015, dividido em quatro partes, seguindo o estilo do autor, assim como o primeiro enveredando também para as causas que chamam atenção dentro do bem e do mal em nosso planeta. Com mais constância em nosso país.

De início um poema para refletir. Seu título já diz; Ponto de interrogação. Faz parte da primeira parte do livro denominado “sentimentos”. Nesta parte existem dez poemas que fala sobre sentimentalismos, mostrando que pessoas e coisas estão sempre a mercê de outras pessoas que detém o poder sem condições ou capacidade de apaziguar ou deter as irregularidades.

Na segunda parte temos “sonhos e desejos” é o país dos sonhos, é o sonho que mantém o equilíbrio das pessoas para seguir seu caminho sem esmorecer. Essa parte é descrita com quatro poemas repletos de sonhos e desejos que na maioria é impossível encontrar. “Que agonia meu Deus que agonia”.

Na terceira parte o livro fala de “sociedade, cidadania e política” o autor tenta repassar aos leitores, um retrato da sociedade que nos fazemos partes. Com oito poemas, sendo que alguns deles deixa muitas questões que nos leva a reflexões.

E na quarta parte, complementado com cinco poemas, o autor relembra personagens do primeiro livro, fala das aventuras acontecidas na “Ribanceira do Grotão do Escorrega”. Lá, na época, todos eram semianalfabetos e cada um tinha sua história para contar. Desde pescadores, curandeiros, pré-candidatos na política, até pretendente a presidência da República.


TERCEIRO LIVRO livro tiberinho

2017 – A SAGA DE JOÃO MANOEL. Editora Papa Livro, Florianópolis.

Sinopse

Está em suas páginas à história contada de uma fase da vida do personagem “João Manoel”, em que o autor apresenta como uma entrevista relatando seus conteúdos em versos. Conta a vida do garoto que se lançou na carreira militar (policia Militar SC) onde passou grande parte de sua vida. Iniciou como soldado no ano de 1970 em um quartel em Florianópolis. Não satisfeito, em 1971 ingressa no curso de sargento e se forma em 72. Com a especialidade em telegrafia.

Se casa, passa privações, é transferido para o interior do estado e ao voltar, não satisfeito, faz o curso para oficiais. Foi aprovado e se formando em novembro de 1978. Desempenha suas funções como oficial por trinta anos. No final desse percurso, com o posto de Major, pede a reserva remunerada.

Dentro de sua história, João mescla a entrevista com poemas. São dez poemas entrelaçados nos versos entrevistados. O conteúdo ficou bem recheado e emocionante.


QUARTO LIVRO 

livro tiberinho

2018 - NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM. Editora Papa Livro, Florianópolis.

Sinopse

Um livro que surgiu extraído de um poema a pedido de um leitor. Após escrever três livros de poemas encontrei a inspiração e a coragem para escrever este romance. Ele conta a história de um homem que formou uma bela família, esposa e cinco filhos, mas por causa da necessidade de trabalhar em sua área no qual se formou (engenheiro de minas), foi forçado a desvincular-se dos seus deixando aos cuidados da mulher. Os filhos foram crescendo em ambientes carregados de periculosidades, onde foram se perdendo no vício da droga, pertencendo a gangues, envolvendo-se em assaltos e assassinatos, dilacerando a família a ponto de exterminá-la.

Ao tentar formar outra família em lugar distante, viu-se envolvido em outra trama, agora com guerrilheiros. Por se tornar um homem rico, através de seu trabalho, com o dinheiro conseguiu livrar-se dos guerrilheiros. Juntou o que sobrou da primeira família com a segunda e formou a família dos sonhos.

Ao ler este romance, você viaja por várias partes do Brasil e África.


QUINTO LIVRO livro tiberinho

2019 - As Falcatruas de Pedro Fuinho. Editora Papa Livro, Florianópolis.

Sinopse

“AS FALCATRUAS DE PEDRO FUINHA” Um livro confeccionado com dois contos, sendo que o primeiro conto é para matar a saudade dos tempos de infância do autor.  É a expressão de uma época vivida, completamente diferente dos dias de hoje. Este conto mostra o retrato de uma comunidade que por sua natureza, completava o mundo de quem só lá vivia, onde eram moldados e cativados para aquela existência única, cercados pela imaginação de que o resto do mundo era somente um formato inalcançável. Este primeiro conto mostra um panorama de como se vivia naquela região. Ali surgiu o personagem “Pedro Fuinha” que além de entrar em conflito com o padre João e por suas falcatruas inaceitáveis na comunidade diferenciou-se dos demais garotos da época.

No segundo conto, inspirando-se em um sonho, o autor incrementa uma estória dentro de um conteúdo abstrato salientando do que se tem em mente sobre o misterioso lado após a morte, envolvendo céu, inferno e purgatório, com cumplicidade dos pecados capitais, onde Pedro Fuinha e o padre foram presenciados.


SEXTO LIVRO

livro tiberinho

2021 – No Piar da Gaivota – Rocha Soluções Gráficas Ltda., Palhoça - SC. 

Sinopse

Uma obra com 166 páginas contendo sessenta e um trabalhos destacados em versos, sendo a maioria deles sextilhas heptassílabas. São poemas que envolvem a época atual na sociedade em que pertencemos. São expressões de sentimentos, de emoções e de opiniões. Onde envolve políticas de formas estruturais de nossa querida nação. Não é uma obra com destaque na pesquisa, nem de cunho científico. Baseia-se em opiniões e julgamentos alheios ocorrido no senário cotidiano. É um mero detalhe recheado de preocupações do panorama que envolve a atualidade. Alguns itens se destacam com humorismo, outros envolvendo pitadas de romantismo. É a opinião do autor esperando pela sua, após a leitura da obra.


SÉTIMO LIVRO

Livro Quem Sou Eu Capa
2021 – "Quem Sou eu" – Rocha Soluções Gráficas Ltda., Palhoça - SC. 

Sinopse

O livro quem sou eu, não representa a biografia do autor ou de outra pessoa. Quem sou eu é apenas um poema pertencente a seu conteúdo, que foi chamado para fazer parte da capa do livro. 

Quem sou Eu é um livro que conta histórias da atualidade. Dos acontecimentos políticos, das preocupações com a juventude sobre drogas e desajustamento dentro da sociedade. Dos fotos acontecidos dentro do país e fora dele, que deixa a maioria de seus habitantes preocupados com o futuro. Também conta estórias de adultos para crianças, falando de uma lenda acontecida a milhares de anos atrás. Dá conselhos através da sabedoria de um ancião que se coloca como curandeiro e filósofo. Tudo em forma de poemas. 

Quem sou eu, são opiniões, debates e acontecimentos colhidos nas redes sociais, nos rádios, televisão, jornais, pessoas, etc. é uma reflexão na atualidade. É o sétimo livro do autor. É um livro solo incluindo ilustração da capa e sobre capa. 

São 28 poemas escritos e registrados como se apresentam, ocupando 201 páginas.  


Veja também


Imprimir