Em reunião promovida pela Academia de Letras de Palhoça, na noite de 29 de outubro de 2024, às 19h30, foi apresentada e discutida uma extensa pauta. Dentre os assuntos mais importantes, destacou-se a brilhante homenagem prestada em memória de Sonia Terezinha Ripoll Lopes, ex-acadêmica e ex-presidente da ALP.
O acadêmico Ney Santos proferiu um caloroso discurso em favor de Sonia Ripoll, revelando a relação de proximidade que mantinha com a ex-colega de academia, sendo bastante aplaudido.
Também como tributo a Sonia Ripoll, a acadêmica Eloah Westphalen recitou uma poesia escrita pelo acadêmico Luiz Carlos de Sousa.
A acadêmica Adriana Martins Tijs exibiu uma belíssima reprodução de imagens de Sonia, desde sua posse na ALP até seus últimos dias de vida nesta Terra. Nesse momento, os aplausos foram espontâneos e contagiantes.
Outro tema que emocionou o público presente – composto pelo corpo acadêmico da ALP, convidados e personalidades de outras instituições literárias e culturais da Grande Florianópolis – foi o lançamento do boletim Flor de Lis, que já está na 6ª edição. Organizada pelo acadêmico Antônio Manoel da Silva, o Biéli, esta edição foi totalmente produzida em cores e ocupou 127 páginas.
Também foi discutida a proposta de abertura de um concurso interno na ALP, com o objetivo de criar um slogan para a Academia de Letras de Palhoça.
Por último, foi realizada a eleição da Comissão de Leitura, Análise e Seleção do concurso para novos acadêmicos, cuja presidência ficou a cargo de Antônio Manoel da Silva, o Biéli.
Antes de encerrar a reunião, a presidente Neusa Bernado Coelho anunciou a data e o local do jantar de encerramento do ano acadêmico, que será no dia 9 de dezembro de 2024, às 20h00, no restaurante Bokão, no Centro de Palhoça.
O encontro foi finalizado com um suculento coquetel oferecido a todos os presentes pela ALP.