Entrega do prêmio Lino Lopes 2024

Lino Lopes 2024 06

A Academia de Letras de Palhoça reuniu seus acadêmicos, autoridades, personalidades, amigos, convidados e simpatizantes, para a sessão solene de entrega do prêmio Lino Lopes, este ano fazendo a outorga da medalha Lino Lopes, por se tratar de pessoa física, homenageando o palhocense Caio Dorigoni, secretário executivo de cultura do Município de Palhoça. A solenidade aconteceu no dia 27 de agosto de 2024, às 19h30min, no Centro Cultural Laudelino Weiss, no Centro de Palhoça.

A formação da Mesa de Honra foi composta por Neusa Bernado Coelho, presidente da Academia de Letras de Palhoça - ALP; por Eloah Westephalen, presidente da Academia Desterrense de Literatura – ADELIT; e por Rudney Otto Pfutzenreuter, acadêmico da Academia Catarinense de Letras – ACL.

Vale ressaltar a presença da senhora Maria Eliete de Abreu, presidente da Academia Santoamarense de Letras, e do senhor Jeferson Ramos Batista, presidente da Fundação de Esporte e Cultura de Palhoça.

A solenidade foi iniciada com a execução do Hino Nacional Brasileiro, seguida pelo ritual de abertura da Casa Paschoal Apóstolo Pítsica – CPAP, com a colocação das lanças na heráldica. Depois, a presidente da ALP Neusa Bernado Coelho fez uma breve introdução sobre o prêmio Lino Lopes, enaltecendo o nome de Caio Dorigoni, indicado para receber tão importante comenda, criada pela Portaria 001/ALP/2019, de 19 de fevereiro de 2019. Em seguida, passou a palavra ao mestre de cerimônia Antônio Manoel da Silva, o Biéli para a condução dos trabalhos de chamamento das personalidades e demais formalidades da sessão solene.

Adriana Martins Tijs foi convidada a proferir o seu discurso, que fez longa explanação em favor de Lino Lopes, esposo de Sonia Ripoll, pessoa eminentemente altruísta, que costumava frequentar as reuniões da ALP, e que acabou sendo imortalizado, emprestando o seu nome à comenda; e, de modo especial, tecendo fortes elogios à pessoa do homenageado da noite, senhor Caio Dorigoni.

Depois de ser condecorado por seu pai, João Carlos Dorigoni, com a medalha Lino Lopes, e de receber das mãos de sua tia, Ilma Soares, uma caneca personalizada, Caio Dorigoni fez uso da palavra, agradecendo a Academia de Letras de Palhoça pela escolha do seu nome para receber tão distinta honraria.

Ainda fizeram uso da palavra: Jeferson Ramos Batista, presidente da Fundação de Esporte e Cultura de Palhoça; Luiz Carlos de Souza e Marcos João de Matos, ambos acadêmicos da ALP.

Como de praxe, antes do fechamento da CPAP com o manto da harmonia, ato que encerra todas as sessões solenes, foi executado o Hino da ALP, de autoria do acadêmico Antônio Manoel da Silva, o Biéli.

Por fim, todos foram convidados a degustar um delicioso coquetel, no salão anexo, gentilmente oferecido por Caio Dorigoni.