A Academia de Letras de Palhoça, em sessão solene realizada no dia 07 de novembro de 2007, às 19h30min, na Câmara Municipal de Palhoça, efetuou a entrega das insígnias, composta de medalha, botton e certificado, aos acadêmicos e acadêmicas que fundaram a ALP.
Primeiramente aconteceu um ato reservado, no qual o acadêmico Manoel Scheimann da Silva, presidente da Academia de Letras de Palhoça, recebeu suas insígnias entregues pelo presidente da Academia Catarinense de Letras, senhor Lauro Junckes, a fim de habilitá-lo a conduzir os trabalhos da sessão solene.
Após a entrada ao recinto dos membros fundadores, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro, e em seguida, passou-se a apresentação do histórico de cada um. Na sequência, aconteceu efetivamente a entrega das insígnias aos membros fundadores, a saber, César Luiz Pasold, Carmem Maria Carvalho de Lima, Déspina Spírydes Boabaid, José Isaac Pilati, Liene Collaço Paulo, Manoel Scheimann da Silva, Vanilda Tenfen Medeiros Vieira e Zelka de Castro Sepetiba. Dos fundadores, apenas João Francisco Vaz Sepetiba não compareceu, em razão de problemas de saúde.
A medalha do ex-acadêmico Ivo Silveira foi recebida por sua filha Elisabete Silveira Brandalise, e a da acadêmica Vanilda Tenfen foi entregue pelo seu esposo João Alfredo Medeiros Vieira, acadêmico da Academia Catarinense de Letras.
O acadêmico José Isaac Pilati proferiu caloroso discurso alusivo ao evento.